A 1.ª Semana do Bebê de Sorocaba prossegue com vários eventos até o próximo domingo (8). A programação conta com atividades físicas, lúdicas, de cuidados e higiene, de estímulo precoce ao desenvolvimento cognitivo e na criação de vínculos afetivos.
Durante está quarta-feira (4), no Centro de Referência em Educação, professores da Rede Municipal que participaram de um encontro com as educadoras mexicanas Angélica Lopez e Guadalupe López Hernandez. O tema foi “Ambiente de Leitura para Bebês e suas Famílias”.
De acordo com Guadalupe López, o objetivo é mostrar que os bebês também é um leitor. “Eles (bebês) tem a capacidade de interagir”, diz ela.
Por meio da leitura os bebês vão ter experiências significativas. “Esse encontro é para mostrar aos professores como trabalhar isso”, explica Guadalupe. A ideia é formar bons mediadores de leitura. “Com isso terão experiência para trabalhar com as crianças.”
Durante o encontro foi apresentado como fazer a seleção de livros. “São diversos, de qualidade, pensando no formato e também conteúdo, explica Guadalupe. Na parte da manhã o secretário de Educação, José Simões de Almeida Júnior esteve no Centro de Referência. “A Semana do Bebê está sendo uma ótima experiência para todos”, afirma o secretário.
Chancela da Unicef
A 1ª semana do Bebê de Sorocaba é um programa que tem a chancela do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O evento é coordenado pela Secretaria de Educação (Sedu), apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), demais secretarias municipais e Urbes – Trânsito e Transporte.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus, agentes de trânsito da Urbes, apresentaram o projeto “Meu Tesouro, Meu Bebê”. O objetivo foi mostrar sobre a necessidade do uso correto do cinto de segurança na gestação e também do bebê-conforto, da cadeirinha e do assento elevatório para as crianças com até sete anos e meio de idade ao serem passageiras em veículos.
A programação completa da 1ª Semana do Bebê de Sorocaba pode ser conferida no site educacao.sorocaba.sp.gov.br