Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/9/2013 - Sorocaba - SP

26 artesãos de Sorocaba e região receberam carteira de profissional




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os serviços de cadastramento e solicitação da carteira de profissional de artesão, que agora é oferecido em Sorocaba, já beneficiaram 26 artesãos de Sorocaba, Cerquilho, Araçoiaba da Serra, Piedade e Mairinque. Até abril deste ano, esses serviços eram feitos em São Paulo, pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão da Secretaria estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em São Paulo.

Uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), com a Sutaco permite que tanto o cadastramento quanto a solicitação da carteira, seja realizada na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). A medida proporciona, além de maior facilidade na apresentação dos documentos, economia de tempo e dinheiro, uma vez que os artesãos não precisam se deslocar até a capital.

Conforme destaca Jorge Afeich, funcionário da Prefeitura e Agente credenciado pela Sutaco em Sorocaba, o atendimento e o cadastramento são totalmente gratuitos e feitos na hora, desde que apresentada toda a documentação necessária. "Com a carteira, além de comprovar ser um profissional, o artesão tem acesso a inúmeros serviços prestados pela Sutaco, entidade promotora do artesanato paulista, como a emissão de Nota Fiscal", explica.

Para se cadastrar, o artesão que reside em Sorocaba ou em cidades da região que não possuam convênio com a Sutaco deve agendar um horário com o Agente de Cooperação. É preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma fotografia 2x2 ou 3x4 colorida e recente. Para a emissão da carteira será feito o teste de confecção e avaliação do artesanato.

Nesse caso, o artesão deverá apresentar no mínimo três trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica para este teste. Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o artesão deve levar peças em três fases diferentes do processo de produção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. Ainda assim, o artesão deverá completar uma das fases na presença do Agente.

Atualmente cerca de 230 artesãos de Sorocaba e municípios da região são portadores da Carteira de Identidade do Artesão. O cadastramento é realizado na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), localizada na Avenida General Osório, 1.840 – Vila Barão. Para mais informações (15) 3316-1633 ou www.sutaco.com.br .



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.