Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

16/1/2012 - Sorocaba - SP

60 jovens participam do 'Tranzoo Adolescentes' a partir de segunda-feira




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Chegou a vez dos adolescentes entre 13 e 17 anos aproveitarem as férias escolares. A partir de segunda-feira (16) tem início o "Tranzoo Adolescentes" no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". Neste primeiro dia, 60 meninos e meninas vão participar, à noite, do Trekking da Energia Sustentável no Zoo, onde vão conhecer um pouco mais sobre as energias renováveis e não-renováveis.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), toda a programação do curso é baseada no tema "Energia que sustenta", já que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2012 como o "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos".

O objetivo é de sensibilizar e informar o público sobre a importância do uso da energia sustentável e seus benefícios dentro de casa. "Ao trabalhar a sustentabilidade energética nos cursos de férias podemos considerar vários aspectos, como o consumo consciente, alternativas no uso de recursos locais e estímulo de novas ideias para geração e gerenciamento de energia em nossa cidade", explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.


O curso, ainda, envolve jogos, oficinas, visitas técnicas e uma série de atividades diferenciadas que, também, proporcionarão momentos de diversão e lazer aos participantes. Uma delas será na quinta-feira (19), às 9h30, quando os adolescentes farão uma visita às casas do bairro da Vila Hortência para conversar sobre consumo consciente com os moradores do entorno do Zoo. "A ideia é que eles questionem e reflitam como as nossas ações diárias refletem num consumo positivo ou negativo", explica a coordenadora do Tranzoo, Viviane Rachid.

Já na quarta-feira, às 13h, acontecerá uma plenária sobre a construção da Usina Hidrelétrica do Belo Monte. A ideia dessa atividade é abrir uma discussão entre os jovens sobre as vantagens e desvantagens desse novo empreendimento. "Queremos criar uma reflexão sobre os impactos da Usina de Belo Monte não apenas na questão da fauna e da flora, mas dos recursos hídricos, das comunidades ribeirinhas e da população do entorno e até para nós do Estado de São Paulo. Como isso refletirá positivamente ou negativamente em nossas vidas?", destaca Viviane Rachid.

O "Quinzinho de Barros" fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454. Segue abaixo a programação completa:

Segunda-Feira (dia 16)

18h – Chegada e apresentação da equipe/divisão dos grupos

18h30 – Orientações para o trekking

18h50 - Lanche

19h10 – Trekking da energia sustentável

21h40 - Orientações e entrega da tarefa "Detetive do consumo de energia em minha casa"

22h10 – Encerramento/entrega de autorização e ficha médica/avisos

 

Terça-Feira (dia 17)

13h - Bate-papo com o grupo - Conteúdo do Quiz

14- Lanche

14h30 – Quiz da Sustentabilidade

16h - Treinamento para visita nas casas ao entorno do zoo

<



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.