28/10/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A primeira etapa da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba foi concluída neste sábado (26), com a participação de quase 1.500 pessoas nas 31 Conferências Locais de Saúde, realizadas simultaneamente em 31 lugares, nas regiões das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, abriram os trabalhos no bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste.
Pannunzio destacou a importância da participação popular nas Conferências Locais de Saúde. "É fundamental que a população esteja conosco, cobrando, fiscalizando e dando sugestões para aprimorar o atendimento na Saúde em Sorocaba. A Saúde é a maior prioridade do nosso Governo. Estamos reorganizando a Secretaria da Saúde e a participação do povo na construção do novo modelo de Saúde em nossa cidade é muito importante. Por isso que antecipamos a realização da Conferência, para que todos possam participar deste processo", disse o prefeito.
O prefeito aproveitou para esclarecer às pessoas presentes sobre a mudança no atendimento das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da Zona Norte e da Zona Oeste: a partir de novembro, a UPH Zona Norte será especializada nos atendimentos ao adulto e a Zona Oeste, nos atendimentos pediátricos.
"É uma experiência que estamos apostando que dê certo, para que haja mais resolutividade dos casos e o atendimento seja ainda melhor. É a maneira que encontramos para solucionar o problema de falta de pediatras na rede. Fizemos o maior concurso público para contratação de médicos na história dessa cidade mas, infelizmente, a procura foi pequena", comenta.
O secretário da Saúde também valorizou a participação da população na reorganização e expansão do sistema de Saúde da cidade. "Nas conferências locais foi possível ouvirmos a população, seus medos, suas dúvidas, suas reclamações e suas sugestões. Agora vamos todos continuar trabalhando até a Conferência Municipal, quando votaremos pelas propostas que vão com certeza melhorar todo o sistema de Saúde de nossa cidade. Esse é só começo", disse.
Também estiveram presentes na Conferência Local de Saúde do Júlio de Mesquita o corregedor geral municipal, Gustavo Barata; o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado e os secretários municipais de Esporte, Francisco Moko Yabiku, e da Educação, José Simões de Almeida Júnior.
Após o término das Conferências Locais, o secretário da Saúde fez uma reunião com os coordenadores para avaliar as atividades deste sábado. Raggio ficou satisfeito com o resultado. Além de colher as propostas que serão encaminhadas às Conferências Regionais de Saúde, que serão realizadas no próximo dia 9 de novembro, das 8h30 às 17h30, em três locais diferentes – ainda a serem definidos –, as Conferências Locais elegeram os delegados da Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia.
Sobre a Conferência Municipal
A 7ª Conferência Municipal de Saúde será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento tem como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde; avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos e fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas das 7ª Conferência Municipal de Saúde.
O tema central desta edição é "Gestão da Saúde Universal e Integral com Equidade em Sorocaba", contando com três eixos temáticos: "Gestão Plena da Saúde: Consolidação e Desenvolvimento", "Gestão da Educação e do trabalho em Saúde" e "Gestão participativa e Controle Social da Saúde".
A 7ª Conferência Municipal de Saúde será composta por 668 delegados, sendo: 48 delegados natos (conselheiros municipais de Saúde), 310 delegados do segmento dos usuários, eleitos nas Conferências Locais, sendo dez delegados oriundos de cada UBS; 155 delegados do segmento trabalhadores, eleitos nas Conferências Locais de Saúde, sendo cinco oriundos de cada UBS e 155 delegados do segmento dos gestores/prestadores, também eleitos nas Conferências Locais, sendo cinco de cada UBS.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.