9/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A partir das 7h desta sexta-feira (9), o Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (GAIA) da Unesp reunirá mais de 100 jovens voluntários numa ação social para levar melhorias aos cooperados da Central de Reciclagem da Zona Oeste. Realizada com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), a ação acontecerá até às 19h, prosseguindo também no sábado (10), no mesmo horário. A unidade está localizada na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira.
O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos cooperados e otimizar o processo produtivo na unidade. Para a Separ, responsável pelo Programa Municipal de Coleta Seletiva, a iniciativa do GAIA é bem-vinda. "Com o trabalho desses jovens, vamos conseguir atender mais rapidamente algumas necessidades que os cooperados ainda têm", destaca Gislaine Vilas Boas, assessora técnica da pasta.
De acordo com o estudante de Engenharia Ambiental da Unesp, João Henrique Arcala, fundador e coordenador do GAIA, a ação social consiste numa metodologia chamada 'Jogo Oásis'. "Já participei dessa ação na Cidade de Deus e achei muito interessante", comentou. Já confirmaram presença jovens de outras instituições de Sorocaba, além de grupos de Guaratinguetá, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Durante dois dias do evento, denominado "Mão na Massa", os jovens farão melhorias na Central de Reciclagem, como a "construção" de uma sala de estar para o descanso dos cooperados e um refeitório. Para isso, serão aproveitados materiais reutilizáveis, como madeira, pneus, garrafas pets e paletes, adquiridos por doação e na própria Central.
A ação na Central de Reciclagem teve início há um mês e está ocorrendo em algumas etapas. "A nossa ideia é de fortalecer os laços da cooperativa e também ajudar na transformação física do local", explicou João Henrique.
Inaugurada em 2011, a Central de Reciclagem da Zona Oeste concentra o trabalho da Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística da coleta seletiva. A estrutura possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha. O local também conta com uma esteira de 25 metros de extensão que, além de agilizar a triagem, também acelera a comercialização do material recolhido.
Mais informações sobre o evento pelo e-mail gaia.unespsorocaba@gmail.com e também pela página do grupo na rede social: www.facebook.com/projeto.gaia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.