9/2/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos, o "Alfa Vida", desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, continua com as inscrições abertas para a formação de novas turmas. Até esta quarta-feira (08) mais de 500 pessoas já confirmaram presença às aulas, que começam na primeira semana de março.
O professor Luis Fábio Santos, coordenador do "Alfa Vida", destaca que qualquer pessoa que conhece alguém com mais de 15 anos que ainda não sabe ler e nem escrever, ou que abandonou a escola nas séries iniciais do Ensino Fundamental, deve incentivá-lo a se inscrever e frequentar o curso.
Para tornar mais acessível o curso de alfabetização à comunidade, a Prefeitura realiza uma campanha de conscientização para atrair os alunos. A divulgação utiliza cartazes, panfletos e até carro de som (que percorre alguns bairros) com a intenção de convidar adultos não alfabetizados a participarem do "Alfa Vida".
De acordo com Santos, a expectativa é atrair um grande número de inscritos para reduzir cada vez mais o analfabetismo em Sorocaba. "Com esse curso já conseguimos baixar para pouco mais de 3% o índice de analfabetismo na cidade, mas o trabalho é contínuo até se erradicar de vez esse problema", explica.
Para atingir um número cada vez maior de pessoas, além de ampliar os locais para inscrição dos interessados, a Secretaria da Educação estuda oferecer o "Alfa Vida" aos sábados para possibilitar a frequência dos que trabalham durante a semana. Neste caso, as aulas só poderão ocorrer nas escolas que fazem parte do programa "Clube da Escola".
As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h), nas 15 escolas integrantes do "Clube da Escola" (sábado e domingo, das 9h às 16h) e ainda nas 21 unidades do Sabe Tudo (das 8h às 20h).
Conforme Santos, a abertura de uma classe pode ser feita a qualquer período do ano, desde que haja um mínimo de 20 alunos. Para se inscrever basta ao interessado ter no mínimo 15 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e apresentar cópias do RG, da certidão de nascimento ou de casamento.
Nestes seus 21 anos de funcionamento, o "Alfa Vida" já formou mais de 7 mil alunos. Muitos até já concluíram um curso de nível superior. O índice de analfabetismo da população sorocabana caiu de 4,7%, para 3,1% nos últimos anos. A menor taxa do Brasil pertence ao município de Feliz, no Rio Grande do Sul. De seus 12 mil habitantes, apenas 97 pessoas não sabem ler e nem escrever.
ESCOLA BAIRRO
EM"Ary de Oliveira Seabra" Novo Cajuru
EM "Avelino Leite de Camargo" Jd. Nova Esperança
EM"Basílio da Costa Daemon" Parque das Paineiras
EM"Duljara F. de Oliveira" Jd. Sto Amaro
EM"Edemir Antonio Digiampietri" V.Barão
EM"Edward F. Marciano da Silva" Jd. Botucatu
EM"Genny Kalil Milego" Herb. de Souza
EM"Inêz Rodrigues Cesarotti" Jd. Bonsucesso
EM"Irineu Leister" Jd. Ipiranga
EM"Lea Edy Alonso Saliba" Jd.Marcelo Augusto
EM"Luiz de Almeida Marins" Júlio de Mesquita
EM"Mª Ignez F. Deluno" Mineirão
EM "Maria de Lourdes Martinez Jardim Sta. Bárbara
EM"Oswaldo Duarte" J. Wanel Ville II
EM"Tereza Ciambelli Gianini" N. Sorocaba
EM"Walter Carretero" C.H. Ana P.Eleutério
EM"Quinzinho de Barros" V. Hortência
EM "Amin Cassar" Jardim São Camilo
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.