11/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Uma comissão da Prefeitura de Sorocaba deverá acompanhar de perto o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) que a América Latina Logística (ALL) encomendou para definição de seu novo traçado no município. Com prazo de 120 dias de duração, o processo vai avaliar técnica e economicamente uma nova área para instalação da linha férrea, tirando do centro da cidade a circulação dos trens de carga.
A confirmação do estudo e a indicação de representantes da Prefeitura foi feita na tarde desta segunda-feira (10) ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio pelo assessor da Diretoria de Relações Institucionais da ALL, Emanoel Tavares Costa Junior que venho acompanhado do deputado federal, Milton Monti.
O projeto de modernização da linha férrea é um investimento de R$ 3 bilhões e parte de Sorocaba em direção ao município de São Manoel, na região de Botucatu. De acordo com Emanoel Costa Junior o desenvolvimento da ferrovia no Estado passa pela solução dos problemas relacionados às vias instaladas nas cidades do interior. E Sorocaba é fundamental em termos de logística, de acordo com o executivo da ALL.
Dizendo-se ansioso para ver isso acontecer, Pannunzio acredita que ganhos para a população vão além da eliminação dos riscos de acidentes na ferrovia e do aumento da capacidade de escoamento de minério. Com um novo traçado, a cidade poderá ser pensada no seu desenvolvimento a partir, também, do acesso das indústrias ao transporte férreo e, mais, quanto à retomada da modalidade de transportes de passageiros, seja da capital para cá, seja por meio da adoção do Veiculo Leve de Transporte (VLT).
Um primeiro estudo já indica que o novo traçado da linha ferroviária passaria por fora da zona urbana, contornando a área industrial. De acordo com Costa Junior, no futuro, com a modernização dos trechos, circularão composições com cerca de 150 vagões de minério de ferro, no eixo Corumbá-Mairinque.
Participaram do encontro os vereadores Muri de Brigadeiro, Caldini Crespo e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Rossi Madalena.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.