Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

11/6/2013 - Sorocaba - SP

ALL faz estudo para definir novo traçado da linha férrea




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 Uma comissão da Prefeitura de Sorocaba deverá acompanhar de perto o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) que a América Latina Logística (ALL) encomendou para definição de seu novo traçado no município. Com prazo de 120 dias de duração, o processo vai avaliar técnica e economicamente uma nova área para instalação da linha férrea, tirando do centro da cidade a circulação dos trens de carga.

A confirmação do estudo e a indicação de representantes da Prefeitura foi feita na tarde desta segunda-feira (10) ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio pelo assessor da Diretoria de Relações Institucionais da ALL, Emanoel Tavares Costa Junior que venho acompanhado do deputado federal, Milton Monti.

O projeto de modernização da linha férrea é um investimento de R$ 3 bilhões e parte de Sorocaba em direção ao município de São Manoel, na região de Botucatu. De acordo com Emanoel Costa Junior o desenvolvimento da ferrovia no Estado passa pela solução dos problemas relacionados às vias instaladas nas cidades do interior. E Sorocaba é fundamental em termos de logística, de acordo com o executivo da ALL.

Dizendo-se ansioso para ver isso acontecer, Pannunzio acredita que ganhos para a população vão além da eliminação dos riscos de acidentes na ferrovia e do aumento da capacidade de escoamento de minério. Com um novo traçado, a cidade poderá ser pensada no seu desenvolvimento a partir, também, do acesso das indústrias ao transporte férreo e, mais, quanto à retomada da modalidade de transportes de passageiros, seja da capital para cá, seja por meio da adoção do Veiculo Leve de Transporte (VLT).

Um primeiro estudo já indica que o novo traçado da linha ferroviária passaria por fora da zona urbana, contornando a área industrial. De acordo com Costa Junior, no futuro, com a modernização dos trechos, circularão composições com cerca de 150 vagões de minério de ferro, no eixo Corumbá-Mairinque.

Participaram do encontro os vereadores Muri de Brigadeiro, Caldini Crespo e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Rossi Madalena.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.