19/6/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
Conversas francas com jovens de sua faixa etária sobre sexo, drogas, prevenção contra a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. Essa tem sido uma das atividades do jovem sorocabano Rafael Moraes Pontes, integrante do projeto "Fazendo Futuro", que há quase um ano está no Equador, por meio de um intercâmbio.
Estudante do ensino médio da EM "Leonor Pinto Thomaz", Rafael está atualmente na cidade de Riobomba-Chimborazo, a cerca de 3 horas de Quito, a capital. Ele conta que, por vários meses, comentou com os colegas equatorianos sobre sua atuação no projeto, o que despertou a curiosidade deles em temas como a sexualidade, riscos das drogas, violência e bulling, entre outros temas considerados tabus para os jovens.
Rafael revela que, diante do interesse dos colegas, conversou com a professora de Anatomia, que é médica, e após análise dos temas, decidiram aplicar o projeto em classe para ver o resultado. "No começo, eles estranharam um pouco porque não estão acostumados a falar sorbre esses assuntos. O que mais me chamou a atenção foram as meninas, no final começaram a fazer inúmeras perguntas", observa.
O estudante diz que contou com a ajuda da professora para esclarecer as dúvidas dos jovens e que a aplicação do "Fazendo Futuro" em Riobomba está sendo bastante proveitosa. Não só os alunos de sua classe como das demais salas de aula também se mostraram interessados em saber mais sobre os temas abordados. "Muito diferente de Sorocaba, porque as meninas aqui têm uma educação diferenciada, são mais tímidas e não falam abertamente sobre os assuntos que trabalhamos no projeto", diz.
Quando retornar a Sorocaba, no próximo dia 21 de julho, Rafael trará muitas novidades e experiências para compartilhar com os colegas da "Leonor Pinto Thomaz". Além de uma nova língua (é fluente no espanhol), traz na bagagem muitas boas lembranças, uma nova turma de amigos e o carinho das quatro famílias com quem conviveu nos últimos 11 meses.
"Está sendo uma experiencia fantástica. Por tudo que aprendi, vivi e conheci. Por poder falar e aplicar o 'Fazendo Futuro'; fazer o jogo do projeto em outro idioma. Passo o que sei a eles e aproveito para treinar mais o espanhol. Sinto-me estar cumprindo a missão de um multiplicador do 'Fazendo o Futuro' e tudo está sendo muito válido", destaca.
O jovem sorocabano se diz agradecido ao projeto, que lhe ensinou a ter confiança e coragem para falar em público, ajudando-lhe ainda a pensar mais no futuro. "Estou muito feliz e agradecido para com a Prefeitura de Sorocaba, pois se não fosse pelo 'Fazendo Futuro', pelo Rotary e o Instituto Dona Palmira não estaria aqui realizando o intercâmbio e passando aos meus novos amigos tudo que aprendi",conclui.
Além de Rafael, outros quatro jovens, também estudantes de escolas públicas da cidade, participam de intercâmbio no exterior graças à parceria da Prefeitura com o Rotary Club Manchester, Rotary Club Vergueiro e o Instituto Dona Palmira. Marcelo Kroger de Lima, estudante da EE "Francisco Camargo Cesar", está em Aguascalientes, no México; Kathleen Karoline da Silva, da EE "Francisco Eufrásio", está no Equador; Matheus Adan Garcia, da EE "Rafael Orsi", e Camila Campos Rocha, da EE "Jorge Madureira", estão na Colômbia.
Os jovens foram contemplados pelo programa de bolsas, onde recebem um pequeno auxílio financeiro enquanto intercambistas. Durante o período que passarão no exterior, ficam em casas de quatro famílias diferentes. Em agosto próximo, outra turma de 8 alunos segue para intercâmbio no México, EUA, Equador e Colômbia.
"Fazendo Futuro" beneficia jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas de Sorocaba. Desde sua implantação, em 2006, mais de 1.200 jovens já passaram pelo projeto e se tornaram multiplicadores em suas escolas e comunidades.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.