27/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Megaplantio Escolar era para ter ocorrido na semana passada, mas devido ao mau tempo foi adiado. Agora mais uma escola participará da ação ambiental em uma outra área, no período da tarde.
Nesta quarta-feira (27), acontecerá a primeira edição do Megaplantio Escolar 2013. Pela manhã, das 9h às 11h, 270 alunos da EM "Benedicto José Nunes" plantarão mudas de árvores numa área pública localizada na alameda das Acácias, próximo ao número 750, no Jardim Simus. Já à tarde, das 14h às 15h, alunos da EE "Ana Cecília Martins" farão o plantio em uma área pública da rua Encarnação Garcia Sanches, 263, no Parque Esmeralda. Nesses locais, as crianças plantarão aproximadamente 1.200 mudas de árvores de cerca de 80 espécies diferentes, entre nativas e frutíferas.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Sedu), o objetivo é envolver as crianças na preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência ambiental e trabalhando a questão da cidadania.
"O Megaplantio Escolar está embasado na declaração das Cidades Educadoras para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas e seu papel como cidadão atuante, capaz de agir favoravelmente ao desenvolvimento sustentável global, por meio de pequenas ações locais em sua comunidade", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
A ação ambiental faz parte da programação das atividades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água. Por isso, o foco desse plantio será a recuperação de matas ciliares, que correspondem à vegetação localizada às margens de rios, córregos, lagos e nascentes.
A recuperação dessa vegetação terá impacto significativo na melhoria da qualidade dos corpos d'água pela redução da erosão das margens e também no aumento da biodiversidade, por formarem ambiente adequado para o estabelecimento de diversos tipos de animais
Todas as mudas, que serão plantadas, foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além das existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais (Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.