Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

14/8/2015 - Sorocaba - SP

Anunciadas as doze propostas vencedoras do “Sorocaba Colaborativa”




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Internautas puderam apresentar ideias sobre como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, dar sugestões e votar nas melhores ideias

Rodas de conversa sobre gênero e sexualidade nas escolas, mais espaço para os ciclistas, pontos de empoderamento de mulheres espalhados pela cidade, ampliação dos cursos em faculdades públicas, passe de ônibus gratuito a estudantes e uma campanha para adotar uma muda de árvore. Estas foram algumas das ideias vencedoras do Concurso “Sorocaba Colaborativa”. O anúncio foi feito em cerimônia na noite da última quarta-feira (dia 12), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Lançado em março deste ano, o “Sorocaba Colaborativa” é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba – por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e de Desenvolvimento Social (Sedes) – e o Instituto Cidade Democrática, com apoio das entidades Brazil Foundation, Omidyar Network, e do programa de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

“Este é um momento de muita alegria. Ver o entusiasmo da juventude com novos conceitos – ousados e diferentes -, com a coragem de não ficar no lugar-comum. As propostas de vocês podem impactar a vida das próximas gerações. Tenho orgulho de participar de um momento diferente na história de Sorocaba”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

O evento mobilizou 987 pessoas, sobretudo alunos do Ensino Médio da Rede Municipal, que enviaram 149 propostas ou opinaram sobre as sugestões apresentadas no site www.sorocabacolaborativa.org.br

Os internautas puderam apresentar suas ideias sobre como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, assim como dar sugestões e votar nas propostas de outros participantes durante quatro meses.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Edith Di Giorgi, reforçou a necessidade de cada vez mais ampliar a responsabilidade de cada cidadão pelo coletivo. “Temos que superar o ‘só reclamar’ e participar efetivamente. A cidade é feita por nós também, e construir um mundo melhor não é fazer algo heroico. Com simples ações ajudamos muito, pois é na somatória destas pequenas atitudes que conseguimos mudar o local onde vivemos”, destacou.

“Estou feliz por vários motivos: primeiro em conhecer todos vocês em vários locais da cidade, e a outra e que hoje é o Dia Internacional da Juventude. Parabéns para todos nós jovens que participamos de alguma forma deste processo e fizemos algo para melhorar a nossa cidade”, declarou Luciano Frontelle, coordenador Local do “Sorocaba Colaborativa”, pelo Instituto Cidade Democrática.

O concurso surgiu a partir da metodologia do AgitAção, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social, que busca conscientizar crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor a debater os problemas da comunidade.

Sobre o concurso

O “Sorocaba Colaborativa” recebeu 149 propostas de melhorias para a cidade, trazendo educação, cidadania, cultura e participação social como os principais temas abordados na plataforma digital. O concurso contou com 987 participantes ativos na plataforma, sendo que 70% eram jovens de 15 a 29 anos, e 56% do sexo feminino. Foram realizadas 97 atividades durante os quatro meses de realização do projeto nos seguintes locais: E.M. “Prof. Flavio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas”, E.M.”Prof. Leonor Pinto Thomas”, E.M. “Achilles de Almeida”, Guarda Mirim, UNESP, SESC, Facens, UFSCar e Colégio Renascer.

Foram premiadas as doze melhores ideias nas seguintes categorias: duas elaboradas por alunos das Escolas Municipais; duas por jovens de 15 a 29 anos; quatro por cidadãos em geral; duas por ONGs, entidades e movimentos sociais; e duas voltadas à área da Educação.

A relevância das propostas foi calculada a partir do número de pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel. Os vencedores apresentarão suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba e também as apresentarão para os vereadores e deputados que representam a cidade.

Uma das vencedoras do concurso foi Eliane Shimomura, professora de História da E.M. “Achilles de Almeida”. Sua proposta para melhorar a cidade foi criar o projeto “Rodas de conversas: Gênero e Sexualidade”.

"Desde abril estamos realizando este projeto piloto com alunos do Ensino Médio da nossa escola. Com vídeos, músicas e bate-papo trabalhamos com diversos assuntos, como o autorrespeito, respeito ao próximo, relacionamento abusivo, HIV, opção sexual e muitas questões. A nossa ideia é levar este projeto inicialmente para outras escolas públicas e mais pra frente para todas as unidades de Sorocaba”, explicou Eliane.

Confira as propostas vencedoras

- “Vagas de Emprego em Sorocaba e Região” – Parceria Sosicla de Empregos – autoria: Péricles Mendonça de Lima

- “Corredores Criativos de Sorocaba” – autoria: Caio Rodrigues de Souza

- “Programa de Educação Ambiental em Sorocaba” – autoria: Rede de Educação Ambiental da Unesp Sorocaba

- “Rodas de conversas: Gênero e Sexualidade” – autoria: Professora Eliane Shimomura

- “Mais espaço para os ciclistas!” – autoria: Bruna Antonelli

- “Iluminação da Rua Facens” – autoria: Smart Campus Facens, representada pelo seu diretor Paulo Carvalho

- “Pontos de Empoderamento de Mulheres” – autoria: Denise Teófilo

- “Mais opções de cursos em faculdades públicas!” – autoria: Quezia Alves de Carvalho

- “Escola Hacker Clube” – autoria: Hudson Augusto

- “Passe de ônibus gratuito para estudante” – autoria: Professor José Adão de Jesus

- “Campanha: Adote uma muda!” – autoria: João Vitor

- Os horários dos ônibus estão realmente certo para os jovens? – autoria: Cauani Larissa



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.