3/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Eles também terão cursos de línguas e um local para comercializar seus trabalhos
Na tarde de ontem (1º), mais de 70 artesãos de Sorocaba estiveram na Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Uniten) onde conheceram o Projeto "Viver Arte", uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento, Trabalho, Cultura, Cidadania e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Universidades e faculdades, Senac, Senai e empresários.
O projeto foi apresentado pela presidente do Fundo Social, Maria Inês Moron Pannunzio e pelo secretário das Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, e vai capacitar e qualificar artesãos e entidades assistenciais, por meio de cursos e oficinas, visando à promoção da criatividade e qualidade artística nos trabalhos. A meta é a criação de um 'Mercado das Artes', em local de fácil acesso a ser definido, onde eles comercializarão seus trabalhos.
Além dos cursos com foco em artesanato, os artesãos também terão cursos de idiomas, para atenderem melhor os turistas que vêm para a cidade. O anúncio foi feito pelo secretário das Relações do Trabalho. "A reunião foi excelente e sentimos o ânimo dos artesãos. Esse é nosso papel: identificar as melhores oportunidades para que, juntos, possamos dar melhores chances de produzir renda, levar mais dignidade e condições para suas famílias", disse Firmino.
A presidente da Associação Sorocabana de Artesanato (ASA), Maria Cristina Santos, concorda com o secretário. "É tudo o que a gente vem batalhando. Estamos buscando qualificação para o pessoal, não só para confecção de artesanato, mas também de como expor, de como vender e o curso de línguas é essencial", disse.
Conceição Garcia, associada da entidade Novos Rumos, está animada com a possibilidade de ter um local fixo para expor o artesanato. "Tudo o que foi apresentado vem ao encontro do que estamos lutando, especialmente o espaço para trabalhar. A população precisa saber onde estamos e os cursos serão muito bons para nos reciclarmos e para que tenhamos trabalhos cada vez mais criativos e bonitos", disse.
No dia 15 de abril, às 16h30 no Salão de Vidro do Paço Municipal, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, vai se reunir com todas as entidades conveniadas e não conveniadas com a Prefeitura para apresentar o Viver Arte e no dia 6/5 será a vez dos artistas conhecerem o projeto. "Senti uma receptividade bastante grande e os artesão motivados e animados. Acredito muito no poder humanizador da arte, que nos possibilita ter uma visão de mundo diferenciada e perceber o mundo no seu dinamismo, no seu colorido e na sua harmonia. Onde existe arte, as pessoas podem viver melhor", disse Maria Inês.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.