11/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba deve ganhar, a cada dia de 2014, uma média de 65 novas árvores em seus parques, praças e vias públicas. Isso significa que chegaremos ao final daquele ano com um acréscimo de 24 mil exemplares arbóreos à flora urbana. É desnecessário estender-se no exame desses números para concluir que essa significativa ampliação do número de árvores em espaços públicos se traduzirá numa apreciável melhoria da qualidade de vida dos sorocabanos.
Esse avanço é o resultado de uma das ações previstas no Plano Municipal de Arborização, instrumento que permite ao governo da cidade em vez de lamentar as eventuais perdas de árvores ocorridas aqui e ali, tomar a iniciativa na área ambiental.
Desde 2008 a legislação sorocabana exige de concessionárias de veículos automotores o plantio de uma árvore para cada carro, moto, ônibus, utilitário ou caminhão zero-quilômetro vendido em nossa cidade.
Faltava, porém, uma iniciativa do poder público que, mediante negociação com aquelas empresas definisse quantas árvores deveriam ser plantadas e em que local e determinasse a data e as condições em que tais plantios seriam feitos. Isso foi definido através do programa Um Veículo, Uma Árvore, através de uma proposta simples, clara e eficiente que, até por isso, obteve repercussão dentro e fora das fronteiras do País.
Com ele se definiu que em janeiro do ano que vem as concessionárias apresentarão à Secretaria do Meio Ambiente um relatório sobre o número de veículos vendidos entre 1º de junho e 31 de dezembro deste ano. Em março, será feito o plantio de árvores em quantidade equivalente ao número constante dos relatórios no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte.
Instaurar-se-á, dessa maneira, a rotina de definição do número de novas árvores a serem plantadas, escolha do local em que o plantio acontecerá e a execução daquela providência.
Se o número médio de veículos vendidos em nossa cidade se mantiver estável, teremos o plantio de 24 mil árvores por ano o que, somado a outras iniciativas previstas no Plano Municipal de Arborização fará com que, em pouco tempo, a relação entre número de árvores e o de habitantes do município atinja um índice dos mais invejáveis.
Esta é apenas uma faceta dos resultados gerados, este ano, pela Semana do Meio Ambiente. Seria muito desejável que outras comemorações incluídas no calendário oficial do município, além de produzir eventos, deixassem também um saldo de atividades permanentes em suas respectivas áreas.
Na medida em que isso aconteça, estaremos trilhando o melhor dos caminhos para a estruturação de uma cidade mais saudável, mais educadora, mais sustentável e mais inclusiva, difundindo entre os que a habitam uma consciência de pertencimento a esta comunidade, de lealdade para com ela e de respeito aos seus concidadãos e aos bens públicos.
Essa ampliação do sentimento de cidadania e do espírito republicano é, com certeza, o modo correto de eliminarmos, no médio prazo, alguns dos problemas sociais e até criminais com que nos defrontamos hoje. Estes, em última análise, se enraízam exatamente na falta ou insuficiência daquelas atitudes de vida.
É desse modo, creio eu, que melhor se educa as pessoas para o civismo, o respeito aos outros, a valorização dos níveis de qualidade de vida, transformando simples moradores em cidadãos conscientes e atuantes. Ou seja, mais do que novas árvores, estaremos plantando valorização da cidadania.
*Artigo originalmente publicado pelo jornal Diário de Sorocaba nesta terça-feira (11 de junho de 2013)
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.