Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

24/10/2013 - Sorocaba - SP

ARTIGO DO PREFEITO - Dividindo e integrando




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O desenho das áreas urbanas é uma realidade em constante mudança. Essa transformação continuada se expressa, inclusive, na expansão física das grandes áreas em que a cidade se divide. Tudo isso exige constantes intervenções do poder público para que o crescimento não prejudique a integração e nem obrigue os cidadãos a autênticas viagens no espaço urbano para resolver problemas de seu interesse pessoal ou do bairro em que mora.

No final da década de 1960, os pioneiros do planejamento urbano em nosso Município concluíram pela necessidade de um Centro Administrativo. Pensaram então em instalá-lo no então chamado Peladão do Scarpa, onde hoje se situam um shopping, alguns edifícios e umas tantas lojas.

Felizmente não deu certo, pois se dirigir e estacionar no Alto da Boa Vista não é difícil, imagine-se o que seria a movimentação numa área que concentraria Prefeitura, fóruns e órgãos administrativos na Avenida Afonso Vergueiro, entre a Prof. Toledo e a Rua Amazonas.

O Centro Administrativo, estruturado ao redor do Palácio dos Tropeiros, que o então prefeito Theodoro Mendes ergueu na década de 1970, concentrou órgãos administrativos de diferentes poderes e níveis de governo. Essa racionalização beneficiou a cidade, mas criou problemas para os munícipes que, por vezes, para resolver um problema simples, precisavam ir de um extremo a outro.

O contraponto para essa situação foi a criação das Casas do Cidadão, que colocam, em pontos próximos às residências dos sorocabanos, unidades administrativas em que eles podem resolver, com facilidade e presteza, questões de diferentes órgãos de governo. A entrada em funcionamento da Casa do Cidadão nº 6, na Vila Hortência, completou esse processo.

A cidade, num determinado momento organizada em quatro grandes núcleos mudou seu contorno. O Cerrado virou Zona Oeste, o Além-Ponte dividiu-se em Sul e Leste e o Além-Linha foi engolido pela Zona Norte. À administração pública cabe – como vem fazendo – ajustar-se à nova realidade e garantir que a cidade continue a operar como uma grande unidade em benefício de sua população.

 

*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 23 de outubro de 2013



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.