Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

16/12/2013 - Sorocaba - SP

ARTIGO DO PREFEITO - Meio Ambiente levado a sério




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Programa Município Verde Azul, promovido pelo governo paulista, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em que Sorocaba acaba de conquistar o 1º lugar, é um dos mais sérios, bem projetados e eficientes incentivos à melhoria dos padrões ambientais do País.

Ele corporifica a proposta daquela secretaria de Estado de descentralizar a proteção ao meio ambiente e de aferir os resultados obtidos ano a ano em uma dezena de áreas ambientalmente relevantes: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Os padrões são rigorosos e, este ano, dos 645 municípios paulistas, 490 participaram.

Sorocaba vem seguindo uma linha ascensional. Classificou entre os finalistas, nas últimas seis edições. Em 2011, conquistou o 3º lugar, em 2012 o 2º e, agora, o primeiro, com impressionantes 96,5 pontos dos cem possíveis.

Recebeu ainda o Prêmio "Franco Montoro" como o Município que, em 2013, desenvolveu ações mais importantes no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).
Isso demonstra que o governo local não cultiva um discurso verde, utópico e inconsistente, para entreter a população. Ele assumiu – e vem cumprindo vigorosamente -, o compromisso de fazer de Sorocaba um município sustentável.

Em matéria de meio ambiente temos meta, rumo e propostas. Em matéria de Arborização Urbana, vamos chegar a 1 milhão de árvores em ruas, parques e praças até 2020 ou, possivelmente, antes disso, graças aos plantios maciços e a programas como o um carro/uma árvore.

As críticas de munícipes à eliminação de árvores doentes ou situadas em locais indispensáveis à realização de obras públicas são plenamente compreensíveis. Mas o risco que assusta alguns deles – o de nos tornarmos uma cidade sem árvores – seguramente não existe. A cidade avança é rumo à condição de uma das melhor arborizadas do Estado.

Outro temor inconsistente é o que a Sorocaba se torne uma cidade feia. O sorocabano que tiver o cuidado de ler a exposição de motivos do Plano Plurianual, aprovado pela Câmara e em plena execução, constatará que, pela primeira vez em nossa história, temos uma lei que fixa como meta administrativa que a cidade deve ser bonita. E o PPA não fica por aí: diz o que será feito nesta gestão, com esse objetivo, através de programas com metas e definição de recursos que todos podem avaliar.

Há incidentes de percurso? Certamente.

Apesar de 96,5 pontos em 100 ser uma marca impressionante, Sorocaba poderia ter ido ainda melhor não fossem as pendências judiciais por abandono de obras que impediram a conclusão, este ano, da Estação de Tratamento de Esgoto de Aparecidinha e a despoluição do Córrego Pirajibu.
Tivemos, às vésperas das comemorações de final de ano, de executar uma intervenção drástica, mas muito bem planejada, no serviço de coleta do lixo, que adquirira características inaceitáveis. Houve problemas, que já estão quase totalmente controlados.

Do limão estamos fazendo limonada para demonstrar, no médio prazo, que equacionar o problema dos resíduos urbanos é uma coisa bem mais séria do que esconder o lixo dentro de contêineres mal cuidados.

Em Sorocaba sabemos que a pior poluição é a da miséria. Por isso investimos em programas que harmonizam o cuidado do meio ambiente e a melhoria das condições de vida da população: recuperação e revitalização do rio Sorocaba e de córregos urbanos, tratamento de esgotos domésticos, construção de bacias de contenção, recuperação das margens de rios e de áreas degradadas, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.

Trabalhamos para evitar ou eliminar os passivos ambientais: ter áreas contaminadas, entulhos em Áreas de Proteção Permanente (APPs) ou pendência com licenciamento, por exemplo.

Realizamos plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade, estudantes da rede municipal de ensino e integrantes da 1ª Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional e seus Familiares e conduzimos diversos projetos na área de educação ambiental realizados nos parques municipais para pessoas de todas as idades.

A Prefeitura desenvolve, ainda, ações de recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana e acaba de mapear suas 2.815 nascentes para melhor protegê-las.

O 1º lugar no Programa Município Verde Azul foi obtido porque os julgadores constataram, através de procedimentos objetivos, que Sorocaba tem excelente desempenho em todos os requisitos do Programa. Aqui a defesa ambiental não se limita em falar sobre proteger a natureza. Aqui se criam programas, estruturam-se excelentes equipes técnicas e adotam-se, concretamente, medidas que garantem que tal proteção se efetive.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.