27/8/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura, através da Secretaria de Habitação, iniciou procedimentos que permitirão que, ainda este ano, 1.000 famílias – entre as 3.506 que adquiriram casas no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, mais conhecido como Sorocaba 1, inscrevam as escrituras de suas casas no Registro de Imóveis. Com isso, tornar-se-ão proprietárias de papel passado do imóvel que habitam.
Outras 2.506 famílias, que ainda têm um pequeno resíduo de financiamento a quitar – prestações que variam entre R$ 30,00 e R$ 40,00 mensais – vão adquirir o mesmo direito em meses vindouros. É que, para facilitar ao máximo o acesso à habitação, os imóveis foram financiados pela Caixa Econômica Federal por um prazo de 25 anos.
Levar à frente a regularização da propriedade tem sido trabalhoso. Exigiu, da Prefeitura, ações junto à Cohab Crhis, que executou o empreendimento, ao Cartório de Imóveis, às famílias mutuárias e, agora, junto à Caixa Econômica Federal, financiadora da obra, que detém a hipoteca de garantia sobre cada casa.
Desde janeiro, a Sehab conseguiu a aprovação definitiva do loteamento, o parcelamento da matrícula única da área em 3.780 matrículas isoladas e está realizando, junto à CEF, o levantamento da hipoteca.
Os resultados disso vão muito além da simples regularização da propriedade. Resultarão numa forte alavancagem do desenvolvimento da Zona Oeste que tem, no Sorocaba 1, seu agrupamento habitacional mais numeroso.
Com as escrituras em mãos, as famílias poderão ampliar e melhorar suas casas, buscando financiamentos específicos, a juros reduzidos. As casas comerciais e de prestação de serviços existentes poderão regularizar plenamente sua situação. Outras surgirão nos 80 lotes reservados a grandes empreendimentos e oferecerão aos moradores serviços que atualmente ali não existem, como os de caráter bancário.
A dinâmica econômica, o aspecto paisagístico do bairro, sua integração com o restante da área urbana, principalmente as áreas adjacentes – tudo isso vai melhorar muito.
Os moradores do Sorocaba 1,quando de sua construção, em meu primeiro governo à frente da Prefeitura de Sorocaba, ao instalar-se no que era, então, o maior conjunto habitacional de casas térreas em cidade do interior na América Latina, abriram à urbanização uma extensa área do território sorocabano, antes integrada à zona rural.
Agora, darão à cidade uma nova contribuição, traduzida num vigoroso renascimento que, favorecendo diretamente as famílias residentes ali e em seu entorno, dinamizará a cidade como um todo.
Concluir o que iniciei há duas décadas é, para mim, altamente gratificante. Atuar com seriedade, no campo da habitação popular, exige trabalho duro e sério de uma equipe muito bem qualificada. Nada se compara, entretanto, à sensação de dever cumprido que ele proporciona.
*Artigo originalmente publicado pelo jornal Diário de Sorocaba em 25 de agosto de 2013
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.