Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

28/3/2013 - Sorocaba - SP

ARTIGO DO PREFEITO - Preservar as nascentes é perpetuar os rios




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Bom Dia publicou, na edição do dia 15, reportagem da jornalista Fernanda Ikedo sobre a identificação e o georreferenciamento das nascentes de Sorocaba, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Esse trabalho é o passo inicial de um esforço da Prefeitura para preservar os filetes de água, situados principalmente nos bairros de Mato Dentro e da Caputera, na Zona Leste, os quais, na medida em que descem dos pontos mais elevados do nosso território para os de menor altitude, engrossam os rios mais importantes de nossa rede hidrográfica e terminam por se juntar ao Rio Sorocaba.

A proteção e a recuperação desses mananciais é essencial à perenização dos córregos, ribeirões e rios alimentadores do Sorocaba na passagem pelo nosso município.

Em 1972, na Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo, a ONU definiu que, nas questões ambientais, é preciso pensar globalmente e agir localmente.

Políticas ambientais necessariamente extrapolam as fronteiras dos municípios e até as da bacia hidrográfica em que a cidade se situa. Vemos isso perto de nós. O Rio Sorocaba depende dos mananciais e rios que formam a Bacia do Itupararanga, situada a montante, hoje sujeita a múltiplas ameaças.

Ao mesmo tempo, para manter o Sorocaba vivo e vigoroso, capaz de atender tanto as necessidades de nosso município quanto as daqueles situados rio abaixo, há que se identificar, georreferenciar e preservar ou recuperar suas nascentes.

Dessa tarefa, a Prefeitura só pode se desincumbir com êxito na medida em que consiga fazer de cada cidadão um militante da causa da proteção do meio ambiente. As pessoas devem ter condições de identificar as situações que o põem em risco à natureza e, na medida de suas possibilidades, executarem as tarefas capazes de arredar tais ameaças.

Isso é particularmente verdadeiro no caso das nascentes, das quais já foram identificadas, até agora, 2.821 e georreferenciadas 400, dispersas por diferentes pontos do nosso território.

É o que vem fazendo a nossa Secretaria do Meio Ambiente. Ao mesmo tempo em que identifica e localiza com precisão cada nascente, utilizando as técnicas mais avançadas, desenvolve um trabalho de sensibilização e mobilização de crianças e adolescentes para a necessidade de protegê-las ou resgatá-las, fazendo desses jovens sorocabanos os guardiões de nosso rico patrimônio natural.

 

*Artigo publicado originalmente pelo jornal Bom Dia Sorocaba na edição desta quarta-feira (27/03/2013)



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.