9/1/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um dos objetivos do meu governo é solucionar a questão da coleta e disposição final do lixo, em Sorocaba, segundo os parâmetros da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os transtornos, gerados pela indispensável ruptura do contrato com a empresa que antes executava a coleta, não nos afastou dessa intenção.
Durante muito tempo as cidades brasileiras contentaram-se com um tipo de limpeza urbana baseado no afastamento do lixo. Recolhido, ensacado e colocado no contêiner, o lixo acabava no caminhão de coleta que o jogava fora. Essa solução "mágica" desabou quando a opinião pública passou a indagar onde ficava esse "fora".
O fora, inicialmente, era o lixão. Depois, virou aterro sanitário, em que, se supunha, o lixo sumiria, degradado pelo tempo. A ilusão se desfez quando arqueólogos americanos, escavacando aterros desativados há vinte ou trinta anos constaram que a degradação anda próxima do zero.
Glamurizar a cenografia da coleta, como se fez em Sorocaba em anos recentes, não resolve a questão dos resíduos sólidos. A cidade exige uma política que, reduzindo a quantidade do lixo coletado, reciclando a maior parte possível dos resíduos e repensando os aterros sanitários, encontre soluções, novas ou, preferivelmente, previamente testadas em grandes centros, eficazes no controle aos resíduos sólidos.
Para tanto, são inevitáveis os embates entre uma Prefeitura que não abdica da garantia do interesse coletivo com as empresas que, contratadas para a execução da coleta, não refinam seus parâmetros qualitativos.
O preço político da mudança é alto: críticas dos ainda inconformados com a derrota eleitoral de 2012 e até daqueles que, estando conosco, acham que as coisas estão demorando a voltar aos trilhos.
Eu e minha equipe avaliamos tudo isso antes da necessária ruptura do contrato com a antiga executora da coleta. Concluímos ser indispensável encerrar uma situação em que a cenografia da coleta mascarava um trabalho ruim.
Respeito os sentimentos dos inconformados com a nossa vitória eleitoral de 2012. Apelo à compreensão dos que estão conosco desde aquele momento. Os transtornos serão vencidos e daremos à cidade o serviço de limpeza urbana que ela precisa e merece.
*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 8 de janeiro de 2014
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.