18/3/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Ajustar a oferta de vagas nas creches municipais aos elevados níveis da demanda, nos limites dos recursos do Município, é um dos compromissos que assumi com os sorocabanos, durante a campanha eleitoral, e uma das metas mais importantes do meu governo.
A questão não mereceu, nas duas últimas décadas, a atenção necessária. Em função disso, o déficit de vagas se agigantou. Como creches não surgem da noite para o dia, como coelhos saídos da cartola de um mágico, dedicamos grande parte de 2013 àquela questão.
Cuidamos de dar transparência à demanda e criar um instrumento que permitisse dimensioná-la de maneira realista. Antes disso, a discussão sobre a quantidade de vagas necessárias se fazia com base em avaliações muito imprecisas, que em alguns casos chegavam às dezenas de milhares.
Com a implantação do Cadastro Único, acessível pela Internet e publicado no jornal oficial do Município, o governo municipal passou, pela primeira vez na história da Educação Infantil em nosso município, a ter uma avaliação realista da demanda. Ao mesmo tempo, numa outra inovação pioneira, criamos uma situação de absoluta transparência nessa área, que agora pode ser acompanhada e fiscalizada por todos os cidadãos.
Paralelamente, negociamos recursos para construir novas creches e, levando em consideração os níveis de vulnerabilidade a que as crianças se acham expostas, determinamos os bairros em que elas são mais necessárias.
Agora, estamos virando o jogo, concluindo e entregando creches já iniciadas e, principalmente, iniciando a construção de novas unidades nos bairros onde maiores são as carências.
Ao todo, dezoito creches novas serão iniciadas este ano, com recursos federais, estaduais e particulares.
Apresento aos leitores uma relação completa para que possam conferir o que está acontecendo na área de Educação Infantil e, se for o caso, reclamar se o cronograma não estiver sendo executado a contento.
Até o final de março, concluiremos, com recursos do Município, a ampliação do Centro de Educação Infantil 27, em Vila Barão, com 95 vagas para creche, e a Creche Morada das Flores, em Aparecidinha, construída com recursos do governo federal, abrindo 90 vagas para creche e 100 para pré-escola.
Entre abril e junho, serão finalizadas as creches dos Jardins Nova Ipanema (90 vagas para creche e 100 para pré-escola), São Guilherme (90 vagas para creche, 100 para pré-escola) e Horto Florestal (90 vagas para creche, 100 para pré-escola), todas construídas com recursos federais (FNDE -Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
No segundo semestre, finalizaremos quatro unidades, cada uma delas com 90 vagas para creche e 100 para pré-escola: Parque São Bento e Jardins Santa Esmeralda, Alegria e Califórnia, a primeira construída com recursos do Município e as três outras com verba federal (FNDE).
Ao lado disso, daremos início, este ano, à construção de 18 novas creches.
Uma delas, no centro, será edificada pelo Pátio Cianê, por força de Termo de Ajustamento de Conduta, e oferecerá 95 vagas para creche e 60 para pré-escola.
Oito novos Centros Educação Infantil, cada um dos quais oferecerá 95 vagas em creche e 120 em pré-escola serão implantados com recursos federais (FNDE) na Villa Almeida, nos Villagios Millano e Sola, na Cidade Jardim e nos Jardins Alpes de Sorocaba, Monterrey, Santa Rosa e Santo Amaro.
Com recursos do governo estadual (Fundação de Desenvolvimento da Educação) serão construídas as creches dos Jardins Isabel, Eliana, Santa Paula, Nilton Torres, Wanel Ville, Imperatriz e Guaíba e das Vilas Amato e Santa Clara, cada uma delas com 130 vagas.
Obteremos – só com essas creches novas, cuja construção começa este ano – 1.895 novas vagas adicionais.
Paralelamente, a Prefeitura ampliará consideravelmente a aplicação de recursos próprios em Educação Infantil.
Como vimos, a maioria dessas novas unidades – as que se acham em conclusão e as que serão construídas este ano – está sendo edificada com recursos federais, estaduais ou particulares.
Entretanto, uma vez concluídas, serão inteiramente custeadas pelo Município, a quem cumpre, com seus recursos, contratar as equipes docentes e administrativas e providenciar tudo aquilo de que as creches necessitam para funcionar e cuidar de sua manutenção.
Estamos, pois, cumprindo os compromissos assumidos com a população de Sorocaba na área de educação infantil, ampliando os investimentos do Município nessa área e garantindo o acesso às creches municipais ao maior número de crianças, levando em conta a demanda e as possibilidades orçamentárias da Prefeitura.
*Artigo publicado pelo jornal Diário de Sorocaba em 16 de março de 2014
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.