2/12/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba realiza no próximo domingo, dia 8, um plantio de 5 mil mudas de árvores no futuro Jardim Botânico "Irmãos Villas Boas", que fica no Jardim Dois Corações, entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano.
Por enquanto, a referência mais fácil, para a maioria dos sorocabanos, é que a nova área, administrada pela Secretária do Meio Ambiente (Sema), fica próxima ao Parque das Águas, mas na margem direita do Rio Sorocaba.
Logo, entretanto, o Jardim Botânico, a exemplo do próprio Parque das Águas, se tornará um novo cartão postal de nosso município.
Sorocaba é uma terra de grandes projetos ambientais e o Jardim Botânico não foge a esse padrão. Terá 80 mil metros quadrados – dois terços da extensão do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" e uma cobertura vegetal constituída inicialmente por 5 mil árvores nativas e frutíferas de nossa região, muitas das quais ameaçadas de desaparecimento.
Esse novo espaço verde, além de ser uma encantadora área de lazer, será um avançado centro de estudo, pesquisa e produção de mudas de árvores típicas de nossa região: é tais como angico, pau-ferro, canafístula, ipê, coração-de-negro, jequitibá branco, jatobá, pitanga, uvaia, guapuruvu, quaresmeira e dezenas de outras que totalizam mais de 80 espécies floríferas e frutíferas.
Embora poucos sorocabanos saibam disso, Sorocaba tem um ambicioso Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em 2009, cujo objetivo é garantir que a cidade, até 2020, tenha em suas ruas, praças e parques mais de 1 milhão de árvores – 1.098.627, em números exatos – cujas copas cobrirão 20% do total da área ao seu redor.
Esse plano não está só no papel. A cidade fechou 2012 com 500 mil árvores plantadas em áreas urbanas. Neste ano, foram plantadas, principalmente no Parque da Biodiversidade, próximo à Toyota, outras 70 mil árvores nativas. Isso significa que já alcançamos mais de metade da meta projetada para 2020.
Essa massa arbórea crescente é altamente benéfica para a população. Ela influencia o microclima local, contrabalançando o clima quente.
Recente encontro, que aqui reuniu pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa regionais, constatou que a riqueza natural do município de Sorocaba, em termos fauna e flora, é enorme, mas exige atenções.
O Jardim Botânico é um equipamento essencial à preservação desse tesouro natural. Ali serão preservadas, cultivadas e expostas diferentes espécies de plantas, com ênfase para as que, nativas da região, são desconhecidas da maioria dos sorocabanos que vivem nas áreas urbanas.
Por todos esses motivos, queremos que o Jardim Botânico "Irmãos Villas Boas" surja não apenas do projeto dos técnicos, da atividade dos profissionais, mas, também, das mãos dos homens e mulheres de Sorocaba, da contribuição de seus adultos e crianças que, desse modo, se tornarão guardiões permanentes do tesouro vegetal que ele irá conter.
Mais do que informar os leitores desta coluna da inauguração desse novo marco ambiental, quero convidar cada um deles estar presente, participar do plantio e tornar-se um dos implantadores de nossa mais nova formação de mata nativa.
Daqui a poucos anos, com a mata plenamente formada, será para todos um motivo de alegria e orgulho poder dizer: Eu estive lá!
*Artigo publicado pelo jornal Diário de Sorocaba em 1º de dezembro de 2013
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.