17/11/2011 - Sorocaba - SP
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove nesta quinta-feira (17), das 9h às 16h, várias ações na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14. A programação inclui testes de glicemia, verificação da pressão arterial, medição da circunferência abdominal, orientações sobre prevenção e sintomas que devem ser observados para detecção da doença.
O diabetes causa elevação nos níveis de glicose do sangue e traz uma série de consequências à saúde da população. "Por estimativa de prevalência, espera-se que 10% da população acima de 30 anos tenha diabetes, o que corresponde a 30.176 pessoas em Sorocaba. No entanto, na cidade 60% dessas pessoas estão identificadas e fazendo tratamento nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria da Saúde faz frequentes campanhas e realizará nesta quinta-feira este evento especial, justamente para encontrar as pessoas que possam estar com a doença e ainda não sabem", comenta o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.
De acordo com a enfermeira Viviane Villas Boas, supervisora da Área de Atenção à Saúde do Adulto da SES, o público-alvo são os adultos que apresentam fatores de risco* para desenvolver o diabetes. "Esperamos atender cerca de 1.500 pessoas durante o evento. Os indivíduos com valores alterados nos testes receberão orientações e serão encaminhados aos serviços de saúde", diz.
Além deste evento na praça, também nesta quinta-feira (17), mas no período da noite, a Estação Ferroviária estará iluminada na cor azul – cor símbolo do controle do diabetes em todo o mundo.
Programação
O evento com atividades de orientação e prevenção do diabetes tem início às 9h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. O tema é "Educar para Prevenir".
A programação estará dividida em tendas. Na primeira: será oferecida verificação da pressão arterial, testes de glicemia capilar para pessoas com fatores de risco* e medição da circunferência abdominal.
Na Tenda 2: orientações sobre Terapia Comunitária e como participar das rodas; do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes das UBSs e dos Grupos de Caminhada e como participar. Tenda 3: informações sobre o pé diabético, podologia, nutrição e tuberculose. Tenda 4: sessões de auriculoterapia e orientações e avaliação odontológica para detecção precoce de lesões ou complicações. Tenda 5: orientações sobre DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e o Programa Municipal de Controle da Asma. Tenda 6: orientações com a Associação dos Diabéticos de Sorocaba e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP; e Tenda 7: informações da Zoonoses sobre o combate à dengue.
Além das tendas, os Ônibus da Mulher de Homem estarão na praça e farão atendimentos. As 30 UBSs da cidade intensificarão os programas e ações oferecidos para orientação, prevenção e controle do diabetes até esta sexta-feira (18).
*Fatores de risco para desenvolver o diabetes
Idade maior que 45 anos
Sedentarismo
Obesidade (MC maior que 25)
Hereditariedade (parentes em primeiro grau com diabetes)
Mães que tiveram recém-nascidos com peso maior que 4 kg
Pessoas com hipertensão arterial
Pessoas com colesterol e/ou triglicérides alterados/ elevados
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.