Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

7/11/2012 - Sorocaba - SP

Audiência pública discutiu o plano de manejo do Parque de Biodiversidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O documento traz o levantamento dos aspectos físicos, biológicos e sociais, que impactam a conservação da primeira unidade de conservação de Sorocaba.

 Na audiência pública ocorrida na noite de segunda-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba apresentou o diagnóstico e as propostas do plano de manejo do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade – a primeira unidade de conservação do município, localizada numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima à nova fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade. O documento traz o levantamento dos aspectos físicos, biológicos e sociais que impactam a conservação desse espaço tão importante para a proteção do meio ambiente de Sorocaba.

O evento ocorreu no Núcleo Etec da UFSCar e reuniu aproximadamente 140 pessoas, entre representantes do poder público municipal, de empresas, associação de amigos de bairro, universidades e consultores da área, numa promoção da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O objetivo foi nortear o plano de manejo da unidade de conservação no que tange aos aspectos socioambientais e à participação da sociedade no processo de planejamento da nova área protegida.

Para a secretária Jussara de Lima Carvalho, o saldo da audiência pública foi positivo. "Com esse encontro trouxemos a importância de se ter as questões ambientais sedimentadas na unidade, tanto quanto qualquer outro tipo de ocupação em nossa cidade. A discussão foi focada no interesse ambiental, no que ainda temos de patrimônio natural e nas ações para conservarmos e recuperarmos o pouco que ainda temos. Os participantes saíram animados com a audiência", destacou.

O plano de manejo vai assegurar a conservação integral dos recursos naturais e promover a recuperação das áreas alteradas existentes no parque; planejar a implantação de infraestrutura e apoio logístico às atividades científicas e educativas; e definir programas e atividades de educação ambiental que possibilitem a integração da comunidade com a natureza, a divulgação dos resultados de pesquisas e o restabelecimento da floresta como parte do conhecimento comum, buscando o apoio comunitário para a proteção e valorização do parque.

No evento, o professor e diretor técnico da Biométrica, Álvaro Fernando de Almeida, detalhou o conteúdo e a metodologia de elaboração do plano, inclusive, as etapas de sua realização. A empresa Biométrica foi a responsável pela elaboração do plano de manejo. O trabalho começou em fevereiro e contou com a participação de mais de 60 estagiários.

Álvaro destacou a importância de se criar corredores de biodiversidade nos municípios. "Com áreas florestais fragmentadas e isoladas, nós temos um problema grande de animais e vegetais que, aparentemente, estão se cruzando e isso se reduz à base genética. Com isso, surgem os defeitos físicos e as alterações fisiológicas, que podem levar até a extinção dessas espécies. Esses corredores trazem um fluxo gênico, unindo os fragmentos e as matas ciliares e promovendo a integração da biodiversidade. Pela primeira vez na história ambientalista do país estamos constituindo um verdadeiro laboratório natural com esse parque", declarou.

O público também participou, dando sugestões, trocando experiências e também tirando suas dúvidas. "Um dos desafios da atualidade é a questão da Educação Ambiental. É importante que a população perceba o esforço para a recuperação dessa área de Sorocaba e mude sua postura ao perceber a importância de se plantar árvores nos quintais das nossas casas", ressaltou Álvaro.

As pessoas que ainda tiverem dúvidas ou quiserem enviar sugestões podem contatar a Sema pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br até sexta-feira (09). A proposta do Plano de Manejo  do Parque de Biodiversidade está disponível no sitewww.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Após a Secretaria do Meio Ambiente fazer todas as adequações com as sugestões dadas pela população na audiência pública, o documento será analisado em reunião do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente), que fará uma deliberação para a aprovação do plano de manejo.

 Parque de Biodiversidade

 O Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Localizada numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima à fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade, com mais de 600 mil m², a unidade tem como função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer; além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa da Zona Norte, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.