As barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Sorocaba desde a sexta-feira (22) abordaram um total de 8.139 pessoas, em três dias de atuação, somando-se os cinco pontos em que a ação foi desenvolvida até o domingo (24). Desse total, apenas 43 pessoas apresentaram sintomas de síndrome gripal, o que representa 0,52%.
Diante desses números, a coordenação da força-tarefa formada pelas secretarias da Saúde, Segurança Urbana e Urbes – Trânsito e Transportes decidiu encerrar a ação, que inicialmente estava prevista para se estender até esta segunda-feira (25), visto que os objetivos foram alcançados e o número de pessoas com sintomas não foi significativo.
De acordo com os números computados, o total de pessoas abordadas foi distribuído da seguinte forma, nos cinco pontos em que as barreiras funcionaram:
Sexta-feira (22)
Avenida Ipanema/Cruz de Ferro – 403 pessoas (1 com sintomas); avenida Juvenal de Campos/Trevo da Vida – 164 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida São Paulo – 280 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida Dr. Armando Pannunzio – 199 pessoas (3 com sintomas); avenida Dom Aguirre – 1.155 pessoas (20 com sintomas).
Sábado (23)
Avenida Ipanema/Cruz de Ferro – 437 pessoas (3 com sintomas); avenida Juvenal de Campos/Trevo da Vida – 345 pessoas (5 com sintomas); avenida São Paulo – 118 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida Dr. Armando Pannunzio – 358 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida Dom Aguirre – 1.670 pessoas (7 com sintomas).
Domingo (24)
Avenida Ipanema/Cruz de Ferro – 283 pessoas (1 com sintomas); avenida Juvenal de Campos/Trevo da Vida – 224 pessoas (2 com sintomas); avenida São Paulo – 365 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida Dr. Armando Pannunzio – 493 pessoas (nenhuma com sintomas); avenida Dom Aguirre – 1.645 pessoas (1 com sintomas).
Nos três dias em que a atividade se desenvolveu, os profissionais envolvidos solicitaram a parada dos veículos que passaram pelas barreiras instaladas e realizaram o rastreamento clínico, com a aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros. As pessoas que apresentassem suspeitas da Covid-19 eram encaminhadas para uma unidade de saúde ou orientadas a permanecer em isolamento domiciliar.
O trabalho, que se constituiu em mais uma ação da Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de evitar o contágio pela Covid-19, será agora avaliado pela força-tarefa formada, que definirá a necessidade ou não de ser novamente colocado em prática em outros finais de semana e feriados.