Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

9/10/2012 - Sorocaba - SP

Bate-papo sobre a arte da taxidermia no Zoo recebe inscrições




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar de um bate-papo sobre a arte da taxidermia no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". A inscrição deve ser feita na biblioteca do parque para grupos de, no máximo, 40 pessoas. A atividade será realizada nesta quinta-feira (11) e no dia 18 de outubro pela manhã, às 10h30, e à tarde, às 14h e às 15h, no Museu de Zoologia.

A atividade faz parte da programação especial de aniversário do Zoo, que completa 44 anos no próximo dia 20 de outubro. Nesse mesmo dia, o público também poderá conferir a exposição do acervo do Museu de Zoologia durante todo o dia no gramado em frente ao Setor de Educação Ambiental do parque. No local, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade do acervo do local, por meio de uma exposição interativa com esqueletos, animais taxidermizados de diversas espécies, entre outros.

Já no bate-papo "A arte da taxidermia", o público conhecerá a técnica de empalhar animais e as peças do acervo do Museu de Zoologia. O objetivo do Museu é utilizar os animais que morrem no próprio parque ou os doados por outras instituições. Dessa forma, o acervo constitui-se de peças de diferentes grupos de animais taxidermizados, fixadas e descarnadas. Essas peças são preparadas no próprio zoo, considerando as características biológicas, anatômicas e comportamentais dos animais.

Sua montagem possui uma finalidade exclusivamente educativa, como instrumento de ensino e divulgação de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. A técnica surgiu do reconhecimento sobre a importância do manuseio e contato com os animais e suas partes, ainda que taxidermizados, fixados ou na forma de esqueletos, para a sensibilização e compreensão das informações transmitidas ao público.

O acervo do museu atinge todo o tipo de público, principalmente os portadores de necessidades especiais, como os deficientes visuais, por possibilitar maior interação com o "objeto", tocando-o, sentindo as texturas, tamanho, forma, consistência, cheiro etc., como forma de tornar concretas as informações trabalhadas.

O "Quinzinho de Barros" fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.