Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025

Mais lidas da semana

14/9/2016 - Sorocaba - SP

Biblioteca Municipal sedia Seminário de Alimentos nesta 5ª feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2011-05-25-biblioteca-municipal-de-sorocaba-ft-zaqueu-proenca-075-7

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quinta-feira (15) a quinta edição do Seminário de Alimentos. O evento, que acontece na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, das 8h30 às 12h, é dirigido aos produtores rurais, comerciantes, profissionais do setor alimentício, veterinários, estudantes e interessados no assunto.

Neste ano o tema do encontro é organizado pela Seção de Agricultura e Abastecimento da Sedet e vai tratar “Os programas de autocontrole e o gerenciamento de alergênicos na indústria de alimentos”. O objetivo é divulgar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), também é vinculado à Sedet.

Conforme destaca a veterinária Fabiana Ribeiro, a ideia é apresentar ao público a necessidade da higienização correta do alimento e os cuidados sanitários durante sua manipulação para que se atinja a excelência na qualidade do produto. “Por isso mesmo o público-alvo são os comerciantes, produtores, professores e alunos de áreas como Biologia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Veterinária e Gastronomia”, explica ela.

A programação do seminário prevê, após a abertura oficial, a realização da palestra “Programas de Autocontrole em Indústrias de Produtos de Origem Animal”, que será ministrada pelo veterinário e fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Marcos Dias Thomazella.
Em seguida, o “Gerenciamento de Alergênicos na Indústria de Alimentos”, entra na pauta do dia com a participação da nutricionista Conceição Sant Anna Lima Barbosa. Informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones 3316.1641/1643/1644/1650 ou pelo e-mail servicoinspecaomunicipal@sorocaba.sp.gov.br .

O SIM

Criado pela Lei Municipal nº 9.440/10, o SIM atua na prévia inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal e seus derivados, produzidos, manipulados, acondicionados e em trânsito no município.

O intuito, segundo a Sedet, é garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população, trazendo a ela confiança e segurança para a aquisição daqueles que são registrados.

Ao mesmo tempo, a ideia é aumentar a competitividade do produtor e possibilitar a abertura de novos mercados que exigem produtos de origem controlada.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.