9/5/2014 - Sorocaba - SP
Blitz da Fumaça Preta orienta 348 motoristas
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã desta quinta-feira (8) a Blitz Educativa “Controle de Fumaça Diesel”, na avenida Independência, no Éden. Realizada em parceria com a Urbes - Trânsito e Transportes e a Secretaria da Administração (Sead), a atividade educativa orientou 348 motoristas de caminhões, ônibus, vans e caminhonetes, entre às 8h30 e 11h.
O objetivo foi alertar os motoristas de veículos a diesel para regularem os motores de modo a reduzir a emissão da fumaça preta e, assim, contribuir para o controle da poluição do ar no município. “É necessário que as pessoas se conscientizem da necessidade de pensarmos nessas questões ambientais”, ressaltou a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. “A nossa ideia é dar a oportunidade de a pessoa poder adequar seu veículo e estar de acordo com a legislação ambiental, respeitando o meio ambiente”, completou.
Durante toda a ação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu folhetos com orientações e dicas aos condutores, além de verificar os níveis de fumaça preta nos veículos a diesel.
A poluição do ar é uma das mais graves ameaças à qualidade ambiental e à qualidade de vida da população. Um dos principais fatores que contribuem com a piora da qualidade do ar é a emissão excessiva de fumaça preta dos veículos a diesel, devido à dificuldade de dispersão de poluentes na atmosfera durante os meses de inverno.
A fiscalização, utilizando a Escala de Ringelmann, é feita visualmente por meio de uma escala com cinco graduações de cores, variando da cinza clara a preto. Esse método oferece a vantagem de poder ser feita com o veículo em movimento. De acordo com a Sema, 11 veículos fiscalizados com esse método foram reprovados, todos acima do nível três na escala.
Além disso, a equipe realizou testes de opacidade em 8 veículos, sendo que 4 foram reprovados e 1 rejeitado. O opacímetro é um aparelho que mede os níveis de fumaça provenientes de veículos a diesel. Trata-se de um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta).
O teste dura em média 10 minutos e mede o grau de opacidade, a rotação mínima máxima e a rotação mínima. Cada veículo faz uma sequência de 7 a 10 testes e a partir disso é feito um laudo da inspeção: rejeitado ou aprovado.
A população também pode denunciar veículos que estejam emitindo fumaça preta ligando para 0800-113560 ou pela internet no site da Cetesb. Para isso basta anotar a placa do veículo. Atualmente, somente a Cetesb pode aplicar a multa, que chega a quase R$ 1 mil.