Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/2/2013 - Sorocaba - SP

Calouros da Fadi participam do "Bixo Solidário" no dia 22 de fevereiro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Durante a ação, os estudantes poderão doar e se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea.

 

No dia 22 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, os calouros da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) participarão do "Bixo Solidário 2013". Durante a ação social, os estudantes vão poder doar sangue e se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea no Hemonúcleo Regional de Sorocaba.

Iniciativa do Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira" e da Atlética "Orlando Bastos", com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), a ação social tem como objetivo recepcionar e integrar os novos alunos por meio de uma ação de cidadania, incentivando a solidariedade. "A nossa ideia é estimular não somente os nossos calouros, mas toda a população para participar de ações como essa", comenta Felipe Barbosa, diretor social do centro acadêmico.

De acordo com ele, serão cerca de 200 novos estudantes na Fadi, entre os períodos diurno e noturno. "A adesão ao trote solidário nunca foi muito alto, em torno de 40 alunos participantes. Mas desta vez, como vamos fazer após o Carnaval, e não na primeira semana como fazíamos anteriormente, acredito que tenham mais alunos na faculdade para participar", destaca. "Além disso, com o apoio da Secretaria da Juventude, teremos transporte para os estudantes, o que vai ajudar bastante a nossa ação", comenta.

Para ser um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 18 anos; levar um documento de identificação com foto; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado; não ter ingerido bebida alcoólica no período de 24 horas; não ter usado cigarro duas horas antes e depois da doação; e ter dormido, pelo menos, seis horas antes.

Já para o cadastro de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), qualquer pessoa com boa saúde e idade entre 18 e 55 anos, pode se cadastrar. Para que o transplante ocorra, é necessário que a compatibilidade seja de 100%. Ao fazer o cadastro, o voluntário terá coletados 5 ml de sangue, que serão usados para um exame específico, o de tipo genético (HLA). Se um paciente possuir um código genético semelhante, o voluntário será chamado para novos exames.

O Hemonúcleo Regional de Sorocaba funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, e está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Vergueiro. Mais informações sobre o assunto pelos telefones: 3224.2930 e 3332.9461.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.