Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/10/2013 - Sorocaba - SP

Câmara Municipal irá apreciar nesta terça-feira três vetos parciais do Executivo




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Sorocaba

A apreciação dos vetos – relativos ao atendimento odontológico na Funserv e a mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura – antecede a votação de matérias remanescentes da sessão anterior

 

        Três vetos parciais do Executivo abrem a ordem do dia da 67ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, na terça-feira, 29, em discussão única. O primeiro a ser apreciado é o Veto Parcial 41/2013 ao Projeto de Lei 275/2013 (Autógrafo de Lei 227/2013), que reorganiza a estrutura administrativa da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Serviços Públicos Municipais). De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado com duas emendas, que foram vetadas. Uma delas cria na Funserv o serviço de atendimento odontológico, enquanto a outra estabelece que o cargo de assessor técnico da referida fundação “será de provimento em comissão privativo de funcionário público”. O veto parcial do Executivo teve parecer contrário de dois membros da Comissão de Justiça – Marinho Marte (PPS) e Anselmo Neto (PP) – e um favorável, do vereador Cláudio do Sorocaba I.

 

        O segundo a ser apreciado é o Veto Parcial 42/2013 ao Projeto de Lei 276/2013 (Autógrafo 234/2013), de autoria do Executivo, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. Esse projeto foi aprovado com sete emendas dos vereadores, todas vetadas. Uma delas, de autoria do vereador José Crespo (DEM), prevê que o secretário de Desenvolvimento Econômico deve acumular – necessariamente – a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba. Outra, de autoria do vereador Marinho Marte, reduz para 30 horas a jornada do cargo de agente infantil. Na Comissão de Justiça, Cláudio do Sorocaba I deu parecer favorável ao veto, enquanto Marinho Marte e Anselmo Neto deram parecer contrário.

 

        O terceiro a ser votado é o Veto Parcial 43/2013 ao Projeto de Lei 253/2013 (Autógrafo 216/2013), de autoria do Executivo, que amplia e regulamenta cargos do quadro permanente da administração direta. A emenda vetada nesse projeto é de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) e prevê a redução da carga horária dos auxiliares de educação para 30 horas semanais. Neste caso, a Comissão de Justiça foi unânime em recomendar a rejeição do veto. Por sua vez, o Executivo já anunciou que irá enviar um projeto de lei à Casa reduzindo a carga horária dos auxiliares de educação de 40 para 32 horas semanais, sendo que essas duas horas serão destinadas à formação dos referidos profissionais. Sorocaba conta com 1.200 auxiliares de educação, atuando em 56 creches.

 

        Templos religiosos – Sete projetos de lei em primeira discussão, remanescentes da sessão anterior, serão apreciados pelos vereadores. O primeiro é o Projeto de Lei 249/2013, de autoria do vereador Marinho Marte, que começou a ser discutido na semana passada. Ele obriga a Prefeitura a submeter à Câmara Municipal todos os contratos de locação de imóveis por parte da administração pública. Na Comissão de Justiça (na qual Marinho Marte não votou por ser autor da matéria), o projeto teve parecer contrário do relator Cláudio do Sorocaba I e parecer favorável de Anselmo Neto, prevalecendo o voto do relator, como prevê o Regimento Interno (artigo 41, parágrafo 7º) nos casos de empate dentro das comissões permanentes da Casa. Mas o parecer foi rejeitado em plenário e o projeto está em discussão.

 

        Também será apreciado o Projeto de Lei 271/2013, substitutivo, de autoria do vereador Luis Santos (PROS), alterando a Lei 2.095, de 9 de dezembro de 1980, que trata da prevenção e combate a incêndios no município. O projeto altera o item 4 do artigo 4º da referida lei, excluindo de suas exigências os templos religiosos com área construída de até 250 metros quadrados. No projeto original, o vereador também alterava o prazo de adequação dos templos à lei, mas no substitutivo essa alteração foi suprimida. Luis Santos justifica sua proposta, observando que a Lei 2.095 já exclui de suas exigências os edifícios comerciais e industriais com área inferior a 250 metros quadrados, como bares e indústrias, por exemplo, que funcionam durante período muito maior que o dos templos. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça.

 

        Do vereador Cláudio do Sorocaba I será votado o Projeto de Lei 289/2013, acrescentando artigo à Lei 9.646, de 6 de julho de 2011, que proíbe a cobrança de estacionamento de parentes de pacientes em estacionamentos de hospitais que mantêm convênio com a Prefeitura. A proposta de Cláudio do Sorocaba I, com parecer favorável da Comissão de Justiça, obriga os hospitais a colocarem em local visível a informação sobre a gratuidade da referida lei. “Esse direito dos parentes dos pacientes não vem sendo exercido, em muitos casos, devido à falta de informação sobre a existência da lei”, justifica Cláudio do Sorocaba I.

 

        Doação de medula – Serão apreciados dois projetos do vereador Carlos Leite (PT). Um deles é o Projeto de Lei 312/2013, que cria a Campanha Permanente de Incentivo à Doação de Medula Óssea e o Dia Municipal do Doador de Medula, a ser comemorado no dia 6 de outubro, quando serão homenageados doadores de medula óssea. A campanha será promovida mediante palestras, publicidade institucional, vídeos informativos, adesivos, folhetos e por meio de atividades específicas nas escolas.

 

        Carlos Leite observa que a medula óssea (popularmente conhecida como “tutano”) é a “única ou última esperança” para milhares de pessoas acometidas de doenças do sangue. O vereador salienta que o transplante retira menos de 10% da medula do doador e que a mesma é recomposta em menos de 15 dias pelo organismo. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a medula óssea pode ser doada por pessoas com idade entre 15 e 55 anos. Em consonância com recomendação da Secretaria Jurídica da Casa, a Comissão de Justiça apresentou emenda revogando o artigo 6º do projeto, que estabelecia prazo de 60 dias para regulamentação da lei (dispositivo considerado inconstitucional), e também o 7º, que revogava “disposições em contrário” sem especificá-las, o que fere legislação federal sobre a elaboração de leis.

 

        Outra propositura de Carlos Leite é o Projeto de Lei 354/2013, que institui no município o “Dia do Skatista”, a ser comemorado no dia 21 de junho, e a “Semana Municipal do Skatista”, a ser comemorada em torno da mesma data, com o objetivo de incentivar e fortalecer o referido esporte no município. Segundo o vereador, seu projeto de lei se justifica porque muitos adeptos do skate praticam o esporte em ruas e outros locais inadequados, devido à falta de espaço. A Comissão de Justiça apresentou emenda ao projeto excluindo o inciso V do artigo 1º do projeto e transformando-o no artigo 3º, com nova redação, que apenas possibilita ao município realizar a campanha em parceria com outras entidades, sem obrigá-lo a tanto.

 

         Comércio no Natal – Também será apreciado em primeira discussão o Projeto de Lei 320/2013, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Casa, acrescentando o inciso XIII ao artigo 1º da Lei 4.340, de 31 de agosto de 1993, que dispõe sobre limpeza e conservação de caixas d´água e reservatórios. A proposta de Martinez obriga os condomínios horizontais e verticais com finalidade comercial e residencial que disponham de reservatórios de água de uso coletivo a realizarem uma limpeza dos mesmos a cada período de 360 dias. Segundo o vereador, muitos moradores de condomínios reclamam que os administradores não realizam essa limpeza por falta de uma obrigação legal. A proposta teve parecer favorável da Comissão de Justiça.

 

        Fechando a pauta dos projetos em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei 401/2013, do vereador Fernando Dini (PMDB), que amplia o horário de funcionamento do comércio e do setor de prestação de serviços na área central de Sorocaba no período natalino. De acordo com a proposta, entre os dias 15 e 23 de dezembro de cada ano, esses estabelecimentos poderão funcionar de segunda a domingo, inclusive aos feriados, no período das 8 às 24 horas, respeitada a legislação trabalhista e as convenções coletivas de trabalho. Para efeitos da norma, considera-se área central da cidade o anel viário compreendido pelas seguintes vias: avenidas Dom Aguirre, Afonso Vergueiro; Eugênio Salerno, Moreira César e Juscelino Kubitschek até atingir novamente a Avenida Dom Aguirre. O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça.

 

        Discussão única – Serão apreciadas em discussão única três moções de aplauso. A Moção 46/2013, de Fernando Dini, manifesta aplauso ao Dia Internacional do Idoso e aos dez anos da criação do Estatuto do Idoso. A Moção 47/2013, do vereador Pastor Apolo (PSB), manifesta aplauso ao Projeto de Lei 4.434/2008, do senador Paulo Paim (PT), que dispõe sobre a necessidade de ganho real para os aposentados e pensionistas. E do vereador Marinho Marte, será apreciada a Moção 48/2013, que manifesta aplauso ao governador Geraldo Alckmin pelos reajustes salariais para delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil do Estado de São Paulo como também pela consolidação da carreira jurídica de delegado de polícia.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.