23/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, realiza na próxima semana, entre os dias 26 e 30, mais uma edição da Campanha Anual de Combate à Hanseníase. As atividades serão abertas às 10h deste sábado (24), na EE "Acácio de Vasconcelos Camargo", em Aparecidinha, com ações voltadas a crianças e jovens até 15 anos.
De acordo com Regina de Fátima Gonzales, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, de todos os novos casos da doença registrados no país no ano passado 7% foram em pessoas menores de 15 anos. "Por isso, vamos realizar uma ação na escola neste sábado até às 15h, juntamente com 32 universitários do programa estadual Escola da Família. Haverá atividades lúdicas e educativas sobre a hanseníase e um mapeamento das crianças que possuem manchas na pele", comenta.
A EEE "Acácio de Vasconcelos Camargo" fica na Rua Benedito de Oliveira, 312, Aparecidinha.
Durante a semana
Ainda dentro da Campanha de Combate à Hanseníase, na próxima semana as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade atuarão com o objetivo de divulgar informações sobre a doença, orientando sobre seus sinais e sintomas e também identificar possíveis casos suspeitos e encaminhá-los ao tratamento.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica. O contágio só ocorre depois de contato direto e prolongado com um portador da doença que não esteja em tratamento. O período de incubação do bacilo causador varia de 2 a 5 anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas: surgimento de manchas na pele com perda da sensibilidade térmica ou dolorosa, secas e que não coçam.
A partir desta etapa, já é possível confirmar o diagnóstico. "A única prevenção da hanseníase é o diagnóstico na fase inicial. O tratamento, além de garantir a cura da doença, garante também a interrupção da cadeia de contágio", comenta Regina Gonzales., lembrando que o bacilo de Hansen, causador da hanseníase, é exclusivamente neurotrópico. Ou seja, em qualquer das formas da doença sempre haverá algum grau de comprometimento neurológico periférico. Os principais nervos atacados pela doença são os relacionados com a sensibilidade da pele, movimentos das mãos, pés e da face.
Quem for a alguma UBS e apresentar alguns dos sintomas da doença, será encaminhado à Policlínica de Especialidades, onde funciona o Programa de Controle da Hanseníase, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. "Os pacientes serão avaliados em consulta dermatológica, avaliação de comprometimentos nervosos e, se for necessário, haverá coleta de baciloscopia e realizada a biópsia", explica Regina.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.