12/3/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Pessoas que apresentam tosse há duas semanas ou mais podem comparecer a qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para fazer o exame de escarro, que detecta a tuberculose, até o próximo dia 21. A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, que teve início nesta segunda-feira (10) e marca a passagem do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, tem como objetivo orientar e identificar casos da doença, para que o tratamento tenha início o mais rápido possível.
Além das UBSs, a campanha realizada pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) também ocorre, das 8h às 17h, nos Pronto Atendimentos (PAs); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste; no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same); no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) e no Ambulatório de Saúde Mental. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, os hospitais psiquiátricos e as penitenciárias da cidade também estão participando da iniciativa.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Valquíria Gomes, o diagnóstico da tuberculose é feito a partir de uma amostra de escarro, cuja coleta é simples e rápida. Pacientes que registram alguma alteração são encaminhados para a sede do programa, que fica na Policlínica Municipal de Especialidades.
O tratamento é feito com medicamentos específicos pelo prazo de seis meses e se for seguido corretamente garante a cura da doença. Além da tosse, a febre, o emagrecimento e o suor noturno também são outros sinais característicos da tuberculose.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.