23/11/2011 - Sorocaba - SP
A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), inicia nesta quinta-feira (24) a Campanha Fique Sabendo 2011, com o objetivo de incentivar a realização de testes de HIV. As atividades serão realizadas até o dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Neste ano, a novidade é que, durante a campanha, também serão realizados testes de sífilis e hepatites virais (B e C).
O secretário Ademir Watanabe lembra que o objetivo é, além de proporcionar o diagnóstico precoce e encaminhar pacientes ao tratamento antes da manifestação da doença, também orientar sobre a prevenção.
Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, afirma que todas as pessoas que tenham passado por situação de vulnerabilidade para contaminação do HIV não devem ficar em dúvida. "A meta é divulgar e incentivar as pessoas a fazer o teste e, assim, interromper a cadeia de transmissão do vírus. Só fazendo o teste a pessoa pode saber se está infectada ou não", diz.
Os exames serão realizados em 34 unidades da rede municipal de saúde durante o período da campanha. As 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecerão os testes de HIV de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. O Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) oferecerá os testes das 7h as 19h e, o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), ampliará o horário de funcionamento para atender a população: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Neste sábado (26), o Coas vai abrir especialmente para a campanha, das 7h às 13h.
Os Ônibus da Mulher e do Homem também participarão das atividades do Fique Sabendo. Eles estarão, na próxima semana (29, 30 e 1º de dezembro) na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 18h, oferecendo todos os serviços de rotina e também a testagem de HIV.
Esta edição 2011 do Fique Sabendo conta ainda com material de divulgação reforçado, orientações, entrega de preservativos e aconselhamento nas unidades de saúde. Maria Tereza lembra que todas as UBSs, o SAME, o Coas e os Ônibus Rosa e Azul possuem profissionais capacitados para orientar e atender as pessoas com dúvidas e interessadas em fazer o teste, que é simples, realizado a partir de exame de sangue e total privacidade.
Para fazer o teste, a pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto, sendo que menores de 12 anos precisam de autorização do responsável. Desde 2006, quando foi criada a campanha, o teste é descentralizado em Sorocaba e está disponível o ano inteiro nas unidades de saúde da Prefeitura. O SAME fica na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, e o Coas na Rua da Penha, 770, Centro.
Dúvidas e orientações sobre DSTs, Aids e o Fique Sabendo podem ser esclarecidas pelo "Disque Aids" - 3232.2200 e o blog "Do que é meu, cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.