6/8/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
A ideia é que os zoológicos de todo o país participem da campanha e ajudem na preservação do maior mamífero da América do Sul
O Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" sediou nesta segunda-feira (5) o lançamento da campanha nacional "Minha Amiga é Uma Anta". O evento contou com a presença da secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, Patrícia Medici, idealizadora da campanha e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), que desenvolve a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, e da Yara Barros, presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), e reuniu ainda representantes de aproximadamente 10 zoológicos do país.
O objetivo dessa iniciativa é de incorporar o tema da conservação da anta brasileira nos programas de educação ambiental dos zoológicos brasileiros. "Parabéns a todos pelo lançamento dessa campanha que visa à proteção da anta. O 'Quinzinho de Barros' sempre teve uma grande preocupação com a Educação Ambiental e vem desenvolvendo um trabalho muito importante na conservação de espécies da nossa fauna", destacou Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).
De acordo com Patrícia Medici, o Zoo de Sorocaba é um grande parceiro da campanha. "Além de sediar o lançamento desse projeto, Sorocaba ajudou em vários momentos chaves do projeto. A ideia com essa campanha é trabalhar a educação ambiental com a anta e atingir o maior número de pessoas possíveis para que as pessoas conheçam mais sobre essa espécie", destacou. "A anta é uma animal extremamente inteligente e queremos tirar esse estigma que existe", comentou.
Durante o evento, Yara Barros destacou a importância de trabalhar a imagem das instituições. "Muitas pessoas têm uma visão equivocada sobre os zoológicos. Não sabem que os animais têm um motivo para estarem em um zoo e eles são bem cuidados nessas instituições", comentou.
Já no início da tarde desta segunda-feira, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu, em seu gabinete, a visita de Yara Barros e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente. "É muito oportuno realizar um evento como esse num dos melhores zoológicos brasileiros. Fiquei feliz pela visita e por receber esse evento aqui em Sorocaba. Parabéns pela iniciativa e podem contar conosco", declarou.
Yara Barros explicou ao prefeito a importância de utilizar os zoos para essa campanha. "Esse projeto da Patrícia é conhecido no mundo inteiro, menos aqui no Brasil. Por isso a SZB ofereceu ajuda na realização dessa campanha, utilizando os zoos do país para esse trabalho de educação ambiental com a anta. Atualmente 20 milhões de pessoas passam por ano nos 116 zoológicos do Brasil e o nosso objetivo é que todos comprem a ideia. Essa é uma ferramenta que nenhuma outra instituição alcançaria", afirmou.
De acordo com Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, além dos funcionários do Zoo de Sorocaba, estiveram presentes instituições de Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Curitiba, Bauru, São Carlos, Guarulhos, Garça, Mogi Mirim, Itatiba e Americana. Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Uniso também participaram do evento.
Visita monitorada com escolas
Além da presença de instituições do país, o lançamento da campanha também contou com a participação de 80 alunos da EE "Altamir Gonçalves" (Jardim Magnólia), que fizeram uma visita monitorada especial, na qual conheceram o recinto da anta e tiveram mais informações sobre a espécie, além de outros animais do Zoo.
Para Francine Moralez Guimarães, professora de Ciência, a atividade foi muito proveitosa para os alunos. "Essa é uma forma diferente para se trabalhar a educação ambiental fora da sala de aula e é muito importante para eles", comentou.
A estudante Jeniffer Lauren, de 13 anos, participou da atividade e disse que essa foi uma grande oportunidade para todos os adolescentes. "Conhecia da anta o que todo mundo conhece: quase nada. Agora eu aprendi muito mais sobre o animal", declarou.
Durante o mês de agosto, estão sendo agendadas visitas monitoradas com as escolas para trabalhar a campanha. Mais informações pelo telefone 3227.5454.
Sobre a espécie
Existem apenas 4 espécies de anta no mundo e apenas uma delas é brasileira. Apesar de não ser considerado animal ameaçado de extinção pelo Ibama, a anta, como muitos outros animais, perde áreas de habitat com a devastação de florestas e matas. A caça para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões, também a ameaça.
A anta é um mamífero terrestre do Brasil, alcança até 1,20 metro de altura. Vive em florestas e campos da América do Sul, do leste da Colômbia até o norte da Argentina e Paraguai.
A característica mais distinta da anta é sua narina, longa e flexível, que parece uma pequena tromba. Possui corpo robusto, cauda e olhos pequenos, crina sobre o pescoço e coloração marrom-acinzentada.
Trata-se de um animal bastante inteligente e muito importante no processo de recuperação das matas, já que se alimenta de muitos frutos nativos, dispersando as sementes.
Possui hábitos noturnos, porém também pode realizar atividades durante o dia. Quando vive em florestas, costuma usar trilhas já abertas, o que a torna mais vulnerável à caça. Chega a pesar cerca de 300 quilos e viver 35 anos.
A gestação dura aproximadamente 13 meses, nascendo apenas um filhote. Este possui pelagem marrom com manchas e listras horizontais brancas ou amareladas, que se perdem depois dos 5 meses. O filhote permanece com a mãe por 10 a 11 meses de vida e atinge a maturidade sexual após os 3 anos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.