27/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Dois casos de tuberculose foram identificados durante a campanha de Busca do Sintomático Respiratório, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) entre os dias 5 e 9 de novembro. O evento que colheu 241 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a doença, teve como objetivo examinar e cuidar daquelas pessoas que apresentavam os sinais da doença e, assim, identificar novos casos em fase inicial. Os dois pacientes em questão já estão em tratamento.
Segundo a enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, quem apresenta tosse há duas semanas ou mais e não participou da ação, ainda pode fazer o exame em qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Conforme diz, "todas as UBSs da cidade têm profissionais preparados para identificar um caso suspeito e realizar o exame na rotina do atendimento".
Os casos identificados foram encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde o programa funciona durante o ano todo. "O tratamento realizado com antibiótico é gratuito. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente", informa Valquíria.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.