24/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma das mais antigas tradições portuguesas, e considerada patrimônio imaterial de Sorocaba, a Reza de São Gonçalo, é atração da noite do sábado (27), a partir das 20h, no Casarão de Brigadeiro Tobias, no bairro homônimo, com o apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult).
Realizada por um grupo de devotos violeiros, categoria à qual o santo protege, a reza, na verdade, é um culto popular caracterizado por danças ritmadas que lembram uma das características deste santo que, nascido português, na pequena aldeia de Arriconha, dedicou-se a cuidar do virtuosismo feminino. Celebrado no dia 25 de abril, São Gonçalo de Amarante tem na narrativa de sua história a luta por recuperar os pecadores, principalmente as prostitutas.
Por isso, vestido como mulher, ia até elas aos sábados, dançava e cantava a noite inteira para cansá-las, acreditando que as mulheres não cairiam em tentação no domingo. Mais do que isso, sua fé o levava a crer que se converteriam e, com o tempo, se casariam. Eis aí a base de duas referências a São Gonçalo, a viola que o identifica entre os demais santos, e a veia casamenteira, mas apenas das mulheres de mais idade.
Segundo a coordenadora do Casarão, Sônia Nanci Paes, a reza é feita por moradores do bairro Capuava, que engloba Sorocaba, Mairinque e Itu. São pessoas que vivem de modo simples e dão grande valor as suas raízes. Normalmente, são casais que participam das três danças que compõem a cerimônia. "É uma dança pro Santo, uma reza de respeito e devoção em agradecimento às graças recebidas e à proteção", comentou.
A cerimônia começa a ser montada no período da tarde, pois todo o espaço é ambientado de forma a demonstrar a celebração. Um altar e flores caracterizam a festa. São Gonçalo é representado à moda das vestimentas camponesas portuguesas da época, com calção preso pouco abaixo do joelho, meia preta, bota braguesa para andar em local úmido, chapéu na cabeça, capa azul nas costas e viola na mão. A justificativa encontrada para a representação do Santo com estas vestes se deve ao tempo em que trabalhava em construção uma ponte na região onde viveu.
Ele ajudava na construção e após o trabalho ia tocar viola para a conversão dos "pecadores", não tendo tempo de trocar de roupa. Mesmo na condição de padre, São Gonçalo Padre se apresenta com uma batina, crucifixo no pescoço, chapéu de padre, sapatos e viola. Penitente, São Gonçalo mantinha pregos dentro dos sapatos e durante a celebração das missas cantava e dançava, ficando com os pés sangrando.
A "Reza de São Gonçalo" é aberta ao público que poderá conferir de perto a fé de uma comunidade única.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.