19/5/2014 - Sorocaba - SP
Casarão de Brigadeiro Tobias faz “Feira do Rolo” neste domingo
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Casarão de Brigadeiro Tobias promove neste domingo (18), mais uma edição da Feira do Rolo, evento que acontece em paralelo à Semana do Tropeiro e onde os participantes trocam todo tipo de acessório e ferramenta relacionados à criação de muares.
A primeira Feira do Rolo aconteceu oficialmente no ano passado, quando dezenas de pessoas da cidade e da região visitaram o Casarão para fazer “fazer rolo”, a exemplo do que acontece em encontros de tropeiros e cavaleiros.
Idealizado pelo tropeiro e pesquisador Álvaro Augusto, em parceria da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult), o evento vem ganhando destaque ente este público que já vê na iniciativa a valorização e difusão de uma cultura de extrema relevância para a região.
Segundo ele, tudo começou com a reunião de um grupo interessado em trocar utensílios do tropeirismo, o que inclui até os animais, e se chegou a várias pessoas buscando fazer negócios com aquilo que tem sobrando ou já não mais serve. Com isso, a dimensão agora é outra pela força, principalmente, do boca a boca entre aqueles apaixonados pela criação de animais e por tudo que a envolve.
Durante a “Feira do Rolo” acontecem trocas de facões, arreios e todo tipo de tralha da cavalaria. As mercadorias são expostas no chão, lembrando as características das feiras de barganha e cada qual traz o número de peças de que dispor e tiver interesse em trocar ou vender.
Segundo a diretora do Casarão, Sônia Nanci Paes, a feira repete o encontro de comerciantes para compra, venda e troca de mercadorias durante a Feira de Muares de Sorocaba, que aconteceram entre os séculos 18 e 19.
“Isso acabou se tornando uma tradição caipira de valorização das nossas tradições, além de ser a reunião de apaixonados por animais e seus apetrechos”, enfatizou, reiterando que o evento já acontecia dentro das atividades do Casarão.
A “Feira do Rolo”, que começa às 9h e se estende até o final da tarde, tem entrada gratuita e é aberta ao público. Mais informações pelo telefone (15) 3236.6856