3/12/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Aberto à população desde setembro, o local oferece um ambiente ideal para o lazer aliado ao conhecimento. Com entrada gratuita, o casarão recebe visitantes em horários diferenciados e estendidos.
Quem quer passar um final de semana diferente, observando animais soltos, em meio à vida rural, muito próximo das características interioranas, não pode perder a oportunidade de conhecer o Casarão de Brigadeiro Tobias que, desde de setembro passado, está aberto à população em horários diferenciados: de sexta a domingo, das 9h às 18h.
Localizado no bairro Brigadeiro Tobias, o casarão é o cenário perfeito para uma toalha xadrez estendida no gramado, uma cesta cheia de quitutes e a prática da boa e velha preguiça saudável. Sim, porque além de poder visitar o espaço saboreando as histórias impregnadas nas paredes centenárias do prédio, toda a área convida a um cochilo, à leitura de um livro ou apenas ao esquecimento do cotidiano de estresse, barulho e pressa.
Aliado a isso, o visitante ainda conhecerá tudo sobre a vida do proprietário mais ilustre do casarão: Brigadeiro Tobias de Aguiar, que construiu a moradia em 1780, mas nunca se fixou no lugar. Entre as histórias contadas pela diretora de Museus da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), Sônia Nanci Paes, algumas desmistificam a figura do militar, que era apaixonado pela vida no campo e mantinha criação de muares em outros cantos do Brasil, foi político, um dos líderes da Revolução Liberal de 1842 em São Paulo, pai de família e casado com a Marquesa de Santos.
A aventura pelo Casarão também rende aos interessados a história da criação do bairro onde está instalado e muito sobre um dos maiores traços da cultura local: o tropeirismo. "Junto com as informações que passamos, o visitante vai conhecer as ferramentas, os equipamentos e até mesmo os animais que fizeram crescer nossa história", conta Sônia Paes.
Na área, vinte mulas e burros completam a paisagem.
A reabertura do Casarão de Brigadeiro está rendendo visitações importantes para a valorização do patrimônio histórico local. Semanalmente, ônibus fretados de outras cidades trazem crianças, jovens e adultos para uma peregrinação no local. Famílias inteiras têm procurado a casa para relaxar e mostrar aos filhos as heranças sorocabanas.
Acesso
O atendimento no casarão é feito das 9h às 18h, às sextas-feiras, sábados e domingos. A entrada é gratuita e o local dispõe de toda a estrutura para receber visitantes.
E a falta de carro não é desculpa para deixar de visitar o lugar. Isso porque o ônibus que faz a Linha da Vila Tupã (30.2) parte do Terminal de Bairro de Brigadeiro (Área de Transferência) e para na porta do casarão. Vale lembrar que o usuário do sistema de transporte público paga apenas uma passagem nesse trajeto e, aos domingos, o valor é de apenas R$ 1.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.