28/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba para atender a população de rua da cidade é realizada no Centro de Referência Especializada em População em Situação de Rua (Centro POP). O local oferece acolhida imediata e apoio visando à reinserção social e proporcionando inclusive o resgate da autoestima dessas pessoas. Desde a última sexta-feira (24/05), a unidade está funcionando em um novo local, num imóvel localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 763, no Centro, próximo à Rodoviária de Sorocaba.
Coordenado pela Secretaria da Cidadania (Secid), o espaço funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial, onde eles podem ter convívio social e desenvolver, por meio de atividades socioeducativas, relações de afetividade e respeito, além de alcançar autonomia, estímulo à organização, mobilização e participação social. Diariamente, cerca de 30 a 40 pessoas passam pela unidade, sendo 90% do sexo masculino, na faixa etária entre 18 e 56 anos.
Com uma equipe multiprofissional formada por um psicólogo, dois assistentes sociais e três agentes sociais, os usuários do Centro POP recebem uma escuta qualificada. Além disso, eles são encaminhados para outros serviços, participam de oficinas de artesanato e outras atividades socioeducativas, como dinâmicas, vivências, mobilização e participação comunitária, na qual são abordadas questões como família, respeito, conhecimento de si próprio, convivência, disciplina, entre outras.
No Centro POP, eles podem descansar, tomar banho, lavar roupa e ganham um vale para se alimentar no Bom Prato. No local, eles também recebem roupas e cobertores, que são doados ao Centro POP.
Ao chegar à unidade, existem três regras básicas aos usuários: para fumar tem lugar certo, não pode ficar sem camisa e todos devem colocar seus pertences no "bagageiro", uma sala onde todos os frequentadores da unidade deixam seus pertences, seja num saco ou numa mochila, devidamente identificados com crachá. "Isso é preconizado pelo Suas. Esse é o único bem deles e eles têm o maior cuidado com isso", comenta Fátima Inês França Lopes, assistente social e coordenadora do Centro POP.
De acordo com a Secid, mais de 90% da população de rua tem problema com álcool e outras drogas e o principal motivo de eles estarem nesta situação são os conflitos familiares causados pela dependência química. "Ajudar essas pessoas a saírem da situação de rua demanda tempo. Temos que criar vínculo com elas", conta Fátima.
"O trabalho desenvolvido aqui no Centro POP não é fácil, é um serviço bastante complexo. Aqui a gente sobe um degrau hoje e desce dois amanhã. Num dia conseguimos trabalhar com eles para que retornem as suas famílias, mas no dia seguinte eles voltam dizendo que não querem mais", completa a coordenadora.
Segundo Fátima, também há histórias felizes no Centro POP. Desde julho do ano passado, quando Fátima começou a trabalhar na unidade, 57 pessoas conseguiram se reinserir na sociedade, seja arrumando um emprego e alugando um imóvel, seja retornando as suas famílias ou para se tratar numa clínica de recuperação. Essas pessoas são acompanhadas por um período de seis meses.
Luiza Silma Franco Bueno é agente social há 10 anos e há um mês está atuando no Centro POP. "Amo ser agente social e trabalhar com os moradores de rua. Trato eles com dignidade, carinho e respeito, assim como qualquer pessoa", afirma. Para ela, é muito gratificante vê-los saírem dessa situação de rua. "Muitos deles querem ter força para sair dessa vida e voltar para suas casas. Eles contam pra gente que essa vida que eles levam não é fácil", comenta.
O Centro POP de Sorocaba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 9101.4772.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.