Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/3/2012 - Sorocaba - SP

Chilenos chegam na segunda-feira para conhecer a pedagogia empreendedora




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O grupo de educadores da Província de Huasco, na região de Atacama, no Chile, chega a Sorocaba na manhã desta segunda-feira (5), para conhecer, na prática, como funciona a Pedagogia Empreendedora que beneficia alunos da rede pública da cidade. Os visitantes, educadores e dirigentes do Programa Territorial Integrado (PTI), que atua no Desenvolvimento e Criação de Valores das Cadeias Agrícolas, permanecerão em Sorocaba até o dia 9.

A indicação do Município como modelo da prática do empreendedorismo no ensino fundamental, partiu do professor Fernando Dolabela, criador da Pedagogia Empreendedora. É utilizada com sucesso em 93 cidades brasileiras, envolvendo aproximadamente 8.400 professores e 224 mil alunos, com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Só em Sorocaba são beneficiadas cerca de 40 mil crianças e jovens, estudantes da rede pública de ensino. Entre os projetos que aplicam essa pedagogia estão: "História de Vida", "Miniempresa", "Fazendo o Futuro", "Minha Empresa", "Economia Pessoal" e "Nossos Recursos".

A cultura empreendedora é de fundamental importância para o processo de desenvolvimento de uma criança. Os resultados apontam para uma metodologia eficaz na formação empreendedora, uma vez que os alunos apresentam mudança em seu comportamento. Tornam-se capazes de protagonizarem os próprios sonhos e construir um futuro diferente.

O PTI atua no Desenvolvimento e Criação de Valores das Cadeias Agrícolas em Atacama. Conta com uma equipe de profissionais que trabalha pelos interesses do Vale de Huasco e os setores rurais, desenvolvendo capacidades regionais para o fortalecimento da competitividade das cadeias produtivas e comerciais presentes no setor agrícola e agroindustrial.

Entre as ações desenvolvidas na região do Atacama, está o ensino do empreendedorismo aos alunos do ensino médio, que abrange os municípios de Alto del Carmen, Vallenar, Freirina e Huasco, tanto em áreas urbanas como as rurais. O projeto se desenvolve em módulos divididos por semestre, considerando a realização de programas, sendo um orientado aos jovens e outro direcionado ao sistema de formação, para desenvolver metodologias.

A partir de 2011 iniciou-se uma ação complementar "Metodologia para o ensino da inovação e o empreendedorismo aos professores do Vale de Huasco". O objetivo é incorporar novas tecnologias e metodologias de ensino para melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos e favorecer a criação de um novo empreendedorismo ligado à agricultura, principal fonte econômica do Vale. São esses professores que virão a Sorocaba conhecer as experiências educacionais empreendedoras aqui desenvolvidas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.