Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

24/6/2013 - Sorocaba - SP

Cidade Educadora - palestras destacam as ciclovias, meio ambiente e prevenção às drogas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 Com a presença da vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, o último dia de atividades paralelas à exposição itinerante "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais" teve como destaque ações desenvolvidas em Sorocaba pela Urbes, Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Comunitária, que estão alinhadas com o conceito de Cidade Educadora.

A primeira palestra da manhã foi sobre o Plano Cicloviário, que já contempla 106 quilômetros de extensão em Sorocaba, com previsão de ampliação em mais 28 quilômetros. Foi apresentado também o programa IntegraBike, que conta atualmente com 152 bicicletas distribuídas em 19 estações, para uso da população.

O engenheiro José Carlos de Almeida, engenheiro da Urbes, destacou que este é um programa idêntico ao desenvolvido por cidades como Londres, Paris e Rio de Janeiro. "A diferença é que em Sorocaba os cidadãos não pagam nada para usarem as bicicletas", disse.

Segunda palestrante, a vice-prefeita e secretária da Juventude, Edith Di Giorgi falou sobre o Desenvolvimento Social em uma Cidade Educadora. Destacou que, conforme orienta a Carta das Cidades Educadoras, uma cidade que busca ser educadora tem que combater todas as desigualdades e que o uso dos espaços da cidade seja para todos. "É isso que buscamos, uma política de desenvolvimento social sem nenhum tipo de discriminação", disse ela.

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) apresentaram o projeto de Educação Ambiental, que abrange milhares de estudantes da rede municipal, utilizando espaços públicos como os parques municipais. Também abordaram sobre o Tour do Rio Sorocaba, em que estudantes e cidadãos percorrem vários pontos do rio conhecendo seus diversos aspectos.

Encerrando o ciclo de atividades paralelas a exposição aconteceu a palestra "Prevenção às Drogas", proferida pelos guardas civis Braz José dos Santos e Alessandro Mescoloto. Eles abordaram sobre o trabalho preventivo e de conscientização feito junto aos estudantes da rede pública de ensino, que só este ano já beneficiou cerca de 12 mil alunos.

A exposição itinerante "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais" é organizada por um grupo de trabalho formado por funcionários de várias Secretarias Municipais. O evento, que acontece na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista, prossegue até o dia 28.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.