13/12/2010 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa Prefeitura de Sorocaba
O Jornal do Município publicou na edição desta sexta-feira (10), a Lei nº 9.404, de 08/12/2010, que autoriza a Prefeitura de Sorocaba a transferir recursos ao Grasa - Grupo de Apoio ao Combate à Droga e Álcool Santo Antônio - para a construção de um galpão para oferecer oficinas de qualificação profissional aos jovens em tratamento de álcool e outras drogas. O galpão será construído numa área onde já funciona a Comunidade Terapêutica da Casa II do Grasa, em Aparecidinha.
“Essa é uma iniciativa pioneira em nosso país”, ressalta o prefeito de Sorocaba. “Além de uma instalação de qualidade e profissionais, como professor de educação física, psicólogo, assistente social, monitores especializados em dependência química, os jovens também terão a oportunidade de escolher qual a atividade que eles têm mais afinidade para se capacitarem ao mercado de trabalho”, garante.
Todo esse trabalho está sendo articulado e coordenado pela Secretaria da Juventude (Sejuv), que é a responsável pela elaboração de uma política municipal de prevenção e atenção ao usuário e dependente de álcool e outras drogas. “O grande problema é que, depois de passam por uma clínica de reabilitação, os jovens voltam para o mundo com a mesma falta de perspectiva. Com essas oficinas, queremos que eles se qualifiquem e consigam um emprego”, explica a secretária da Juventude.
A previsão é de que o galpão seja construído ainda no primeiro semestre de 2011. O recurso é de R$ 320.370,00.
Durante seis meses, período em que os jovens permanecem na comunidade terapêutica se reabilitando, eles participarão de uma oficina profissionalizante. Inicialmente, a unidade atenderá 35 jovens. Uma das parceiras será a Universidade de Trabalhador (Unit), que vai oferecer cursos profissionalizantes de acordo com a afinidade dos jovens.
Conforme a Sejuv, uma equipe visitou e pesquisou 17 clínicas que trabalham na área. Posteriormente, novas parcerias deverão ser firmadas com outras organizações a fim de valorizar as habilidades e preferências dos jovens.
O que já está sendo feito
Em outubro deste ano, a Secretaria da Juventude assinou convênio com o Grasa para oferecer 35 vagas para adolescentes e jovens, de 12 a 20 anos, para, além de realizarem um tratamento da dependência de álcool e outras drogas na entidade, terem a oportunidade de se qualificar profissionalmente. A parceria que garantiu a qualificação destes jovens foi com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na área de construção civil.
O Grasa fica na Rua Martins de Oliveira, 402, na Árvore Grande. Mais informações pelo telefone: (15) 3237.6559.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.