2/3/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Aproximadamente 200 pessoas, entre representantes de empresas, universidades e entidades, participou do lançamento oficial da Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos, em evento ocorrido na manhã desta quinta-feira (01), no Teatro do Sesi, no Mangal. O objetivo deste encontro foi o de apresentar ao público como será a Conferência, que acontecerá entre 4 e 6 de junho e marcará a entrega e início de funcionamento do Parque Tecnológico da Sorocaba.
Aberto pelo prefeito Vitor Lippi, o evento contou também com a presença de Desirèe Zouain, coordenadora de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e de representantes de empresas Ásia e Europa.
O presidente da Agência de Inovação de Sorocaba (Inova), Erly Syllos, detalhou sobre os temas que serão abordados nas palestras, como inovação e serviços, desenvolvimento regional, linhas de financiamento, integração empresa/universidade, micro, pequenas e médias empresas. Revelou também que a Conferência contará contar com 23 palestrantes, sendo nove oriundos da Ásia, Europa e América do Norte.
Syllos defendeu o Parque Tecnológico como fator de desenvolvimento regional, que será de fundamental importância para a competitividade das empresas de Sorocaba e região. "Hoje, o Brasil sofre muito com a desindustrialização porque a competitividade é baixa. Precisamos de tecnologia, de inovação, para poder brigar em igualdade. Aí é que o Parque Tecnológico tem papel fundamental", disse.
Para Vitor Lippi, a realização da Conferência Internacional e a entrada em operação do Parque Tecnológico vão inserir Sorocaba no cenário mundial da tecnologia, da inovação e que a participação das empresas e das universidades é importante nesse processo. "Será um espaço onde todas as empresas, grande, pequena e micro, poderão contar para desenvolver novos produtos, novas tecnologias", disse Lippi.
Entre os participantes que já confirmaram presença na Conferência Internacional, em junho, estão: SAE Brasil, Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo, o Parque Tecnológico de Sorocaba concentrará também investimentos de laboratórios privados e públicos, de universidades e de centros de pesquisas, bem como representações de associações de classe e órgãos certificadores. Funcionará na articulação entre empresas e instituições de pesquisa.
Em Sorocaba, o incentivo à pesquisa e à inovação começa já com os estudantes do Ensino Médio, amparado pela Lei Municipal de Inovação, a primeira do Estado, e criada exclusivamente para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.