6/3/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, recebeu a confirmação de um caso de dengue nesta segunda-feira (5). A pessoa contraiu a doença na própria cidade e reside no Jardim Ipiranga, Zona Oeste da cidade. Com este novo caso autóctone, Sorocaba passa a ter, no total, quatro casos de dengue registrados em 2012 (um importado e três autóctones).
Todos os casos registrados em Sorocaba este ano tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores, busca de outras pessoas com sintomas e, em algumas localidades, foi realizada a nebulização (aplicação de inseticida).
De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello, a Seção de Zoonoses já realizou ações de bloqueio no Jardim Ipiranga, com o objetivo de eliminar criadouros e reduzir a população de larvas e mosquitos. O trabalho também foi estendido ao Jardim Europa, na Zona Sul, já que é o bairro onde trabalha a pessoa que contraiu dengue.
Porém, para evitar o avanço da dengue na cidade, toda a população deve colaborar e adotar os hábitos preventivos. Os materiais que acumulam água devem ser eliminados, pois a única maneira eficaz de evitar a doença é o combate ao mosquito transmissor.
A SES recomenda que as pessoas vistoriem a residência aos sábados, ou uma vez por semana, em qualquer outro dia. "É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, se não existem objetos espalhados pelo quintal e vasos de plantas que acumulem água da chuva. Caixas d'água devem estar bem vedadas e os vasos sanitários com pouco uso precisam ficar tampados", orienta Consuelo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.