29/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que foi confirmado o segundo óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus Influenza A/H1N1, neste ano na cidade.
O paciente era do sexo feminino, tinha 81 anos e fazia parte do grupo de risco por ser idosa e apresentar pneumopatia crônica. Ela estava internada em um hospital da rede particular da cidade. O óbito ocorreu no dia 22 de maio e a confirmação laboratorial foi emitida pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo nesta segunda-feira (27).
Com a queda na temperatura e início do Inverno, a SES alerta para o aumento do risco das doenças de transmissão respiratória. Para prevenir estas doenças, são indicadas as seguintes medidas: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos, maçanetas; evitar proteger a tosse e o espirro diretamente com as mãos, utilizando preferencialmente lenço de papel descartável; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.
Além disso, as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que termina oficialmente nesta quarta-feira (29) e que ainda não tomaram a vacina, devem procurar qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para receberem a sua dose anual. São elas: os adultos maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas (que devem apresentar prescrição médica).
A SES recomenda às pessoas que apresentarem os sintomas de síndrome gripal (febre, coriza, dor de garganta, falta de ar) para que evitem a automedicação e procurem os serviços de saúde, para o correto diagnóstico e tratamento.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.