27/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os vereadores sorocabanos deverão apreciar em breve o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Sorocaba à Câmara, na tarde da última quinta-feira (23), que solicita a autorização de celebração de convênio com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para a implantação, operacionalização e gerenciamento da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste. Se aprovado, o convênio será firmado nos moldes da contratualização.
O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, explica que a contratualização se baseia no seguinte princípio: é preciso honrar o custo, mas também, é preciso remunerar o esforço, a competência organizacional e o investimento que a instituição fez. Um valor pré-fixado será repassado mensalmente pela Prefeitura à entidade – no caso da UPH Zona Leste, ao BOS. Um outro valor, pós-fixado, só será pago mediante comprovação de gastos.
"Os recursos só serão disponíveis mediante contratualização. Se fez, recebe. Se não fez, não recebe. Pela contratualização, não tem pagamento sem produzir. É preciso, todavia, garantir uma quantidade de atendimentos", comenta.
A nova e terceira UPH do município integrará a rede municipal de urgência e emergência e contribuirá para desafogar o sistema e reduzir a procura pelo Pronto-Socorro Municipal instalado na Santa Casa de Sorocaba e, consequentemente, melhorar suas condições de atendimento. Se a lei for aprovada, a UPH Zona Leste será implantada em um prédio de propriedade do BOS, com 1.967,63 m² de área construída, localizado na avenida Nogueira Padilha, próximo à rodovia Raposo Tavares.
De acordo com a SES, a expectativa é que, até meados de agosto, a UPH Zona Leste já esteja funcionando. A unidade terá a capacidade de realizar até 30 mil consultas por mês. "Imediatamente, estamos estimando que a UPH da Zona Leste será capaz de fazer 60% desse atendimento no primeiro semestre do convênio, ou seja, 18 mil atendimentos por mês. Esperamos que o volume de atendimentos vá aumentando até alcançar os 30 mil durante o período do convênio", diz o secretário da Saúde.
"A nossa expectativa é que a Câmara contemple, como representante do povo, o que ela mesma reivindica: por meio do convênio com o BOS, a UPH da Zona Leste será instalada com maior destreza e será gerenciada com a competência de uma instituição beneficente reconhecida pelo seu portifólio na área de organização e gestão em sistema de saúde na cidade e em toda a região", conclui Armando Raggio.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.