Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

19/4/2013 - Sorocaba - SP

Crianças passam por avaliação de acuidade visual e antropométrica




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Semana de Mobilização Saúde na Escola, que termina nesta sexta-feira (19), movimenta mais de 2 mil alunos do 1º ao 5º ano, da rede pública de ensino de Sorocaba. Na manhã desta quinta-feira (18), aproximadamente 60 crianças do CEI 14 – Carlos Reinaldo Mendes, do Éden, passaram por avaliação de acuidade visual e antropométrica (peso e medida).

Iniciada na última segunda-feira (15), a atividade beneficiou alunos das escolas: "Genny Kalil Milego", do bairro Herbert de Souza, "Inês Rodrigues Cesarotti", do Jardim Bonsucesso, "Wálter Carretero", do bairro Ana Paula Eleutério, CEI 14 "Carlos Reinaldo Mendes", do Éden e ainda a escola estdual "Salvador Ortega Fernandes", do Jardim Santa Cecília. Esse trabalho prossegue até o final do ano letivo, abrangendo todas as crianças dessa faixa etária das demais escolas públicas.

A ação marca o começo do Programa Saúde na Escola (PSE), em Sorocaba, desenvolvido em parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde e ainda das Secretarias da Educação e Saúde de Sorocaba, por meio do programa Escola Saudável. Consiste na mobilização das equipes escolares e também da comunidade onde cada escola se localiza, envolvendo temas prioritários de saúde a serem trabalhados ao longo do ano letivo.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Conforme destaca a professora Emilia Alquezar, da Sedu, os temas trabalhados pelos agentes do Escola Saudável são obesidade e saúde ocular. "A intenção é que a partir das ações realizadas nessa campanha, a promoção e prevenção de agravos à saúde aproximem as equipes de atenção básica de saúde e as das escolas, beneficiando os alunos", explica.

Para a avaliação (peso e medida) e acuidade visual, participam os auxiliares do programa Escola Saudável e os Agentes de Saúde das Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (PSF). Os alunos que necessitam são encaminhados e atendidos na UBS. Além dos estudantes da ensino básico, também serão beneficiados os gestores, profissionais de educação e saúde, e ainda a comunidade escolar.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.