Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

7/3/2012 - Sorocaba - SP

Curso de alfabetização de adultos começou em 18 escolas municipais




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Com cerca de 700 alunos, distribuídos em 22 classes, começaram em Sorocaba na segunda-feira (5) as aulas do curso municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos "Alfa Vida". O curso acontece em 18 unidades educacionais, além de ocupar o espaço de uma igreja, no bairro Cajuru.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), a iniciativa beneficia jovens e adultos que não puderam estudar. O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo na cidade.

O professor Luis Fábio Santos, coordenador do "Alfa Vida", destaca que a abertura de novas turmas pode acontecer a qualquer período do ano. Cada classe deve ter, no mínimo, 20 alunos. "Quem conhece alguma pessoa acima de 15 anos que ainda não sabe ler e nem escrever, ou que abandonou a escola nas séries iniciais do Ensino Fundamental, deve incentivá-la a se inscrever e frequentar o curso", afirma.

Para tornar mais acessível o curso de alfabetização à comunidade, a Prefeitura realiza uma campanha permanente de conscientização para atrair alunos. A divulgação utiliza cartazes, panfletos e até carro de som (que percorre alguns bairros) para convidar adultos não alfabetizados a participarem do "Alfa Vida". De acordo com Santos, a expectativa é atrair um grande número de inscritos para que, gradativamente, Sorocaba reduza o índice de analfabetismo.

As inscrições para novas turmas podem ser feitas nas escolas municipais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h), nas 15 escolas integrantes do "Clube da Escola" (sábado e domingo, das 9h às 16h) ou nas 21 unidades do Sabe Tudo (das 8h às 20h). Para se inscrever, o interessado deve ter no mínimo 15 anos, apresentar cópia do RG ou das certidões de nascimento ou de casamento e não ter concluído o Ensino Fundamental.

Nestes 21 anos de funcionamento o "Alfa Vida" já formou mais de 7 mil alunos e muitos até concluíram o Ensino Superior. O índice de analfabetismo em Sorocaba caiu de 4,7%, para 3,1% nos últimos anos. A menor taxa do Brasil pertence a Feliz, no Rio Grande do Sul, onde apenas 97 pessoas,  de um total de 12 mil habitantes, não sabem ler e nem escrever.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.