11/4/2014 - Sorocaba - SP
Cursos da Escola de Construção Civil começam nesta segunda-feira
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
As aulas das primeiras turmas dos cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos, que serão oferecidos na Escola de Construção Civil, começam nesta segunda-feira (14). A inauguração da Escola acontece na quinta-feira (17), às 11h, e terão as presenças da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, do prefeito Antônio Carlos Pannunzio e da primeira-dama Maria Inês Moron Pannunzio, além das primeiras-damas da região administrativa de Sorocaba, secretários municipais e autoridades convidadas.
A Escola é um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) e possibilitará a formação e inclusão no mercado de trabalho na área da construção civil. As Secretarias de Serviços Públicos (Serp) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) também estão envolvidos com o projeto na adequação do local e na realização das inscrições, respectivamente.
Para a professora e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio, a Escola vai atender uma demanda importante. “A procura por estes profissionais é muito grande, mas não os encontramos com muita facilidade. Temos uma oferta escassa. O curso formará mão de obra qualificada para o trabalho e estamos muito animados com a perspectiva de oferecermos à população capacitação com geração de emprego e renda”, disse.
O curso de pedreiro acontecerá todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 16h40. Para os inscritos no curso de encanador, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h40 e às sextas-feiras, das 8h às 11h40. Os alunos do curso de assentador de pisos e azulejos, terão aulas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h40.
Cada curso terá duração de dois meses e disponibilizará 45 vagas, sendo 15 vagas para cada curso. Dessas 15, três serão destinadas às cidades vizinhas que tiverem interesse em formar profissionais na área, já que Sorocaba será Polo Regional do projeto. Para participar do curso, que é gratuito, não há exigência de escolaridade, apenas idade acima de 18 anos.
Os cursos acontecerão na Rua Orsini Diniz Camargo, 101, no bairro Júlio Mesquita Filho e se constituirão de aulas teóricas e práticas com espaços reproduzindo os ambientes de trabalho, propiciando o melhor desenvolvimento das técnicas peculiares a cada um deles.
Os alunos receberão uniforme, material didático e uma bolsa auxílio de R$ 420,00 ao final do curso, caso estejam desempregados e não sejam beneficiados por quaisquer programas assistenciais.