10/9/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Por causa das chuvas dos últimos dias, que registraram um índice pluviométrico acumulado de 110,4mm, a Defesa Civil de Sorocaba vistoriou os 26 pontos críticos mapeados no município e suscetíveis a deslizamentos. Embora de classificação 2 – médio impacto, numa escala que vai até 4, e mediante a possibilidade de novas precipitações até o sábado (12) – o órgão preferiu se antever e certificar-se das condições dessas áreas.
Segundo o coordenador operacional da Defesa Civil, Ângelo Bergamo Filho, as vistorias começaram ainda durante a tempestade que caiu na terça-feira (8) e terminaram na tarde desta quarta-feira (9). Todos os locais apresentam situação dentro da regularidade e, até o momento, não oferecem qualquer risco.
Para que haja disparo de alerta de risco é necessário que se verifiquem índices pluviométricos de 80mm por três dias consecutivos. Por isso, caso volte a chover e o volume seja intenso, a Defesa retorna para novas avaliações.
Além dos técnicos, a Defesa Civil conta com um grupo de cerca de setenta voluntários que atuam como monitores, geralmente em suas localidades, observando pontos críticos. Treinados e reciclados anualmente, cada um deles é capaz de identificar situações de risco e, a partir disso, acionar a Defesa Civil se necessário.
O órgão também conta com uma Central de Gerenciamento de Emergência, composta por agentes vinculados à gestão municipal e de acordo com suas competências: Apoio Técnico (secretarias de Saúde, Negócios Jurídicos, Habitação e Saae); Apoio Assistencial (Fundo Social, Desenvolvimento Social e Serviços Públicos), e de Apoio Administrativo-logístico (Esportes, Fazenda, Educação, e Administração). Entidades parceiras como Jeep Club, CPFL, Cetesb, Tiro de Guerra e os Nudecs também estão aptos a colaborar no atendimento da população mediante situações de crise.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.