7/12/2011 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Cerca de 150 profissionais da rede de assistência à saúde da cidade participaram na noite de segunda-feira (5) do curso de atualização para o enfrentamento da dengue. O encontro, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES). O encontro, contou com a participação de dois especialistas da área: o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, e o professor doutor Kleber Giovanni Luz, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Também participaram do curso os secretários Ademir Watanabe (Saúde) e Roberto Montgomery Soares (Segurança Comunitária), a diretora da Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello, profissionais da rede (Divisão de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Área de Urgência e Emergência, Programas de Atenção à Saúde da Criança e do Adulto etc.) e representantes dos os hospitais da cidade.
O médico infectologista Pio Marins que, inclusive, já trabalhou na SES, falou sobre a situação epidemiológica da doença no país e, o doutor Kleber, discorreu sobre o manejo clínico da dengue. Os participaram receberam certificados e material de apoio.
A SES realiza esta atualização aos profissionais da rede todos os anos. Watanabe explica que o curso integra asações para o enfrentamento da dengue nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência da doença, elaborado pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue. "A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti", alerta.
Casos em Sorocaba
Desde o início do ano até o dia 1º de dezembro foram confirmados 1.732 casos de dengue em Sorocaba. Destes casos, 1.671 (96,5%) são autóctones (contraídos na própria cidade) e 61 (3,5%) importados. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da SES nesta segunda-feira (5).
O número de casos autóctones sobrepondo-se aos importados caracterizou a vigência de surto em fevereiro deste ano. A maioria dos casos registrados em Sorocaba apresenta-se sob a forma de dengue clássico, com registros de alguns raros episódios de complicações. Ocorreram dois óbitos pela doença este ano: uma jovem de 17 anos e uma mulher de 59 anos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.