12/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com a palestra "Conceito de Cidade Educadora", a dirigente para a América Latina da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), Laura Ines Alfonso, da cidade de Rosario (Argentina), inicia o clico de palestras da exposição itinerante "Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais". O evento será aberto oficialmente às 9h do dia 19 de junho, pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", ao lado do Paço Municipal.
Com uma hora e meia de duração, a palestra da diretora da Aice está prevista para começar às 10h, discorrendo sobre as práticas que fazem uma cidade educadora, os benefícios para a população. Das 13h30 às 17h, a programação prevê apresentação das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias: Educação (Práticas Educativas em Ambientes Inclusivos), Habitação (Regularização Fundiária e Habitação de interesse social, habitar com atitudes sustentáveis), Trabalho (Empreendedorismo), Esportes (Grupo da Praça) e Secult (Progama Viva Centro).
De Sorocaba, os painéis apresentam imagens de programas e ações que retratam o conceito de Cidade Educadora, tais como: Pedala Sorocaba, Megaplantio Escolar, 24 horas de Caminhada, entre outros. O conceito de Cidade Educadora nasceu em Barcelona em 1990, contando com cidades da Espanha e Portugal. Atualmente, são 450 cidades de 37 países que formam a Associação Internacional de Cidades Educadoras. No Brasil são 14 cidades associadas, sendo que Sorocaba, desde 2011, é a coordenadora da Rede Brasileira.
No dia 20, das 9h às 12h, apresentação das políticas públicas das cidades educadoras do Brasil: Santos (Projeto Snatos da Gente); Belo Horizonte (Projeto Educa); Porto Alegre (Políticas Públicas de uma Cidade Educadora) e Santo André (PPA Participativo Criança). Das 13h30 às 17h haverá reunião da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (evento exclusivo para as cidades associadas).
No dia 21, das 9h às 12h, os temas serão Políticas Públicas as Secretarias Municipais de Sorocaba. Urbes/Setran (Experiências de Sorocaba na implantação do Plano Cicloviário); Sema (Meio Ambiente na Cidade Educadora); Desenvolvimento Social (O Desenvolvimento Social da Cidade Educadora) e Sesco (Prevenção ao uso indevido de Drogas).
A exposição traz 28 painéis divididos em duas partes que permitem ao visitante aprofundar no diálogo entre as ações locais (lado negro) e os valores globais (lado branco). Visa apresentar experiências das cidades-membros, que ilustram as diversas ações e conceitos previstos na Carta das Ciudades Educadoras e fundamentalmente divulgar o compromisso com a educação no seu sentido mais amplo, estabelecendo novas formas de cooperação entre as cidades associadas.
Saúde e Cultura são os temas desta segunda fase da exposição que já passou por: Paysandú (Uruguai) - Acesso a cultura. Em Rosario (Argentina) o foco foi Higiene urbana e cuidado com o meio ambiente; Praia (Cabo Verde): Democratização do esporte; Lisboa (Portugal): Formação de trabalhadores municipais; Gandía (Espanha): Universidade das pessoas maiores; Tampere (Finlândia): promoção da coesão social através das tecnologias da informação.
Paralelamente estão previstas outras atividades como: Exposição "As Políticas Públicas de 7 Cidades Educadoras do Mundo"; Projeto Futura Mamãe, Clube Pink/Blue, Sabe Tudo Móvel, Ônibus do Jovem, Projeto Gerações, Projeto Futura Mamãe, Escola do Pedala/Pedale Seguro/Balcão Itinerante. A exposição permanecerá na Biblioteca Municipal até o dia 28 de junho, aberta das 9h às 17h.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.