Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

26/11/2013 - Sorocaba - SP

Edith e Raggio participam de reunião do programa Crack, é Possível Vencer




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A vice-prefeita de Sorocaba e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Edith Maria de Giorgi, e o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, participaram, nesta segunda-feira (25), no auditório da reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo, de uma reunião do programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal. Sorocaba é um dos 118 municípios brasileiros, com mais de 200 mil habitantes, que já aderiram ao programa. Também representaram Sorocaba neste encontro integrantes das equipe de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) e da Coordenadoria de Política sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

De acordo com Edith, o objetivo deste encontro foi apresentar as formas de execução, gestão e monitoramento do programa, além do esclarecimento de dúvidas em relação às ações realizadas. Entre os presentes à reunião estavam a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; o secretário nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore Maximiano e a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin.

O programa Crack, é Possível Vencer é um conjunto de ações do governo federal para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. Com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Os representantes do Governo Federal reforçaram que o programa Crack, é Possível Vencer só funciona com a ação integrada nas áreas de Saúde, Segurança, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos e com a atuação conjunta dos governos Federal, Estaduais e Municipais.

 

Equipamentos e serviços

 

Edith lembra que Sorocaba conta com os equipamentos e serviços da Rede de Atenção Psicossocial que o programa do Governo Federal precisa para funcionar efetivamente: na área de Assistência Social há o serviço de abordagem social na rua, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro POP. A cidade também foi contemplada com o programa Recomeço, que é do Governo do Estado de São Paulo, destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos de crack.

A rede de atenção à Saúde no município também atende às necessidades básicas do programa, contando com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os Consultórios de Rua, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e o CAPS AD III – 24 horas, inaugurado em outubro), Samu -192, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Pronto-Atendimento (PAs).

Além disso, Raggio informa que Sorocaba ganhará no mês que vem uma Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil, que funcionará na Vila Angélica em parceria com a ONG Lua Nova. O secretário da Saúde cita ainda o Programa de Residência Médica, previsto para começar em março de 2014, que cria programas de residências para médicos e outros profissionais da área da saúde. Os residentes trabalharão na Medicina da Família, Medicina de Urgência e Emergência e Psiquiatria.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.